Quem não gosta de comer um chocolatinho no dia ao dia não é mesmo, mas quando o assunto é a gravidez este doce acaba sendo colocado na posição de vilão. Comer chocolate na gravidez é um assunto que gera uma boa discursam, pois, muito se fala sobre os benefícios do chocolate, mas também é falado sobre o seu mau para a saúde quando consumido em excesso.
Dessa forma, é preciso entender o que o chocolate pode fazer no corpo da mulher durante a gravidez, quais os seus riscos e como tomar cuidado para desfrutar do doce sem preocupação.
Comer chocolate na gravidez: Mitos e verdades
Há pessoas que dizem que mulheres gravidas não podem comer chocolate durante a gravidez, pois o doce faz com que o bebe ao nascer sinta muita cólica, além de ter muita espinha, nesses casos o que acontece é que com a elevação da glicose a gestação acaba precisando de mais cuidado para não se desenvolver diabete gestacional.
Entretanto, é preciso saber que cada gestação precisa de cuidados diferentes do início ao fim, então siga as instruções do seu obstetra e do seu nutricionista na hora de consumir o chocolate, além de buscar por doces mais saudáveis sendo o chocolate com maior teor de cacau e menos açúcar possível na sua composição.
É verdade que comer chocolate faz o bebê se agitar?
Sim, a diversas versões do chocolate indo do mais amargo que seria 100%/70% cacau ou ao leite que tem uma taxa alta de açúcar. O chocolate ao leite por ter açúcar faz com que o bebe se mexa, pois, eleva a glicose e isso deixa o bebe animado.
Além disso, quando o bebe esta muito calma durante a gestação é recomendável comer chocolate para ele ficar mais animado, ha casos também de clínicas de ultrassom que oferecem o doce para as mamães verem o bebe se mexer mais durante o exame.
O chocolate pode provocar azia e enjoos durante gravidez?
Como qualquer alimento consumido em excesso pode gerar algum mal-estar, o chocolate entra no mesmo patamar. Sendo assim, para que isso não aconteça o indicado é consumir uma quantidade minima de 30g que é o ideal para não causar possíveis doenças, mas você precisa ter em mente que cada gestação são diferentes.
Qual a quantidade saudável de comer chocolate na gravidez?
Por ter um teor razoavelmente alto de açúcar e cafeína o indicado é consumir até 30g por dia que equivale a um bombom, é preciso ter cuidado na hora de consumir o chocolate, pois na gravidez não é recomendado da cafeína em excesso então você precisa escolher o que pretende ingerir.
Outro ponto que também deve ser considerado na hora de escolher a quantidade de chocolate para ser consumido é que o doce acaba tirando a fome e por conta disso você pode acabar não tendo uma alimentação balanceada e rica em nutrientes bons para a saúde do bebê.
Qual o melhor tipo de chocolate para comer na gravidez?
Sabemos que a uma farta variedade de chocolates, mas é preciso saber que os doces com menor teor de açúcar são os mais indicados para consumo, pois se tem uma maior concentração de cacau fazendo com que ele se torne saudade para consumo do dia a dia, assim os chocolates 40%, 50%,70% e 100% cacau são os indicados para se consumir durante a gravidez porque eles mão iram alterar a glicose ao nível de gerar a diabete gestacional.
O chocolate pode ser consumido durante gestação sem medo, desde que com cuidado. Por fim, é importante ressaltar a importância de seguir as orientações do seu obstetra na hora de consumir alguns alimentos principalmente doces.