Ganho de peso na gravidez: quais as causas e como calcular?
É mais do que esperado que ocorra o ganho de peso na gravidez, mas por ser algo comum há quem não se atente ao controle disso e acaba ultrapassando os limites.
O ganho de peso na gravidez pode e deve ser controlado para que não haja nenhum risco para mãe e bebê. Vamos descobrir quais são as causas e como você pode calcular e controlar isso.
Quais as causas para ganho de peso na gravidez?
O próprio fato de estar gerando uma vida que constantemente cresce ao passar dos meses é uma das causas determinantes para o ganho de peso na gravidez, afinal, esse bebê tem o próprio peso dele que varia de 3,2kg a 3,6kg. E não é só isso, as reservas de gordura corporal da mamãe também, assim como o volume de sangue que circula em seu organismo.
Quantos quilos posso ganhar na gravidez?
Na verdade o ganho de peso na gravidez ideal depende muito do seu peso antes de engravidar, até porque estamos falando de proporções onde cada corpo tem seu próprio resultado, mas em média, uma gestante pode ganhar de 7kg a 15kg durante toda a gestação, sendo os primeiros 2kg ganhos no primeiro trimestre.
Como posso calcular o peso durante a gestação?
Seu ganho de peso na gravidez pode ser calculado através do que conhecemos como IMC gestante, basta que você divida seu peso em quilogramas pelo quadrado de sua altura em metros. Para facilitar, confira abaixo a calculadora IMC gestante para facilitar seus cálculos (incluir a calculadora)
Quais alimentos contribuem com o aumento do peso durante a gestação?
Alguns alimentos podem ser verdadeiros inimigos durante a gestação e você precisa evitá-los, sendo eles: biscoitos recheados, açúcar em excesso, doces e sobremesas, produtos processados e gordurosos, carne vermelha, salsicha, bacon e farinha branca.
Mas veja bem, não é que estamos proibindo que consuma esses alimentos, mas é mais do que recomendado que os evite, ao invés disso, faça trocas saudáveis que se encaixem no seu paladar e mantenha sua dieta em equilíbrio.
É possível evitar o ganho de peso durante a gestação?
Mais uma vez, depende. Isso é uma grande variável pois cada gestação é singular e cada corpo pode ter um resultado diferente, não é clichê, é real. Há quem ganhe pouco peso, há que precise se controlar um pouco mais, mas mesmo assim essas alterações ocorrem.
Inclusive, o primeiro trimestre é o período onde se costuma ter menos ganho de peso na gravidez, isso porque como seu bebê ainda é pequeno há pouco o que mudar, conforme ele for crescendo, seu corpo vai se adaptando a ele e aí sim, os quilinhos a mais costumam ser notáveis, mesmo assim, há como você controlar isso, começando a não se render a “comer por dois”.
Quais exercícios posso fazer para reduzir o ganho de peso durante a gestação?
Entre os exercícios recomendados para gestantes, alguns podem sim te auxiliar a reduzir o ganho de peso na gravidez além de ser uma ótima forma de distrair sua mente durante esse período, você pode optar por:
Caminhada
Seja nas primeiras horas do seu dia após acordar ou no fim de tarde quando o sol está se pondo, a caminhada é uma excelente amiga para manter o equilíbrio das gravidinhas, além de manter seu corpo saudável e em movimento, para completar, que tal colocar sua playlist favorita no fone?
Yoga
Caso seu médico libere, você pode fazer Yoga pois sua prática pode ajudar a corrigir sua postura e equilíbrio, além de ser ótima para o pré e pós parto por aumentar a sensação de bem-estar, ajudando você a lidar com seus hormônios e sentimentos gestacionais.
Pilates
Trabalhando respiração, alongamento e fortalecimento do seu corpo, o pilates pode ser uma boa pedida para quem deseja se exercitar e controlar o ganho de peso na gravidez.
Para qualquer atividade física que pretenda fazer durante a gestação, consulte um médico primeiro e só se inscreva em locais qualificados para recebê-la e caso não esteja conseguindo controlar seu ganho de peso na gravidez, você também pode procurar um nutricionista.
Viu só, o ganho de peso na gravidez não é algo fora do seu alcance de controle, mas para isso você precisa estar atenta aos sinais que o seu próprio corpo dá nesse período. Com uma boa alimentação equilibrada e se mantendo em movimento com os exercícios, pra você só resta resultados positivos nessa jornada!