A amamentação é sem dúvida, um momento muito esperado pelas mamães, além disso, é extremamente importante que o bebê seja alimentado somente com o leite materno, de forma exclusiva, até o sexto mês, como recomenda a Organização Mundial da Saúde. Quando isso não é possível, pode-se recorrer a fórmulas infantis.
Para isso, a indústria alimentícia está cada vez mais comprometida em proporcionar fórmulas que tenham em sua composição componentes semelhantes ao leite materno e, portanto, essenciais ao desenvolvimento de cada fase do bebê. Segundo o Guia para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos (2019), a fórmula infantil pode adequadamente substituir o leite materno até os 9 meses, no mínimo.
Quando utilizar fórmulas na alimentação infantil?
Algumas condições específicas tanto do bebé como da mãe podem dificultar o aleitamento materno sendo, portanto, necessário fazer uso de fórmulas infantis. Veja algumas delas:
- Nascimento prematuro do bebê
- Falecimento da mãe
- Uso de drogas ilícitas ou medicamentos controlados que podem passar para o leite materno
- Diagnóstico de doença contagiosa ou metabólica
- Complemento à alimentação que o bebê já tem para que possa ganhar peso
- A mãe, por algum motivo, não consegue amamentar ou tem a produção de leite reduzida
Faça o que estiver ao seu alcance.
Como escolher a fórmula infantil para o bebê?
Muitas mães ficam confusas ao se depararem com as opções de fórmulas disponíveis no mercado, pois além de marcas bem variadas há também formulações para necessidades específicas como por exemplo, as fórmulas para bebês que têm refluxo, prematuros, intolerantes a lactose, para bebês que sofrem com desconforto intestinal, entre outras. por isso, familiares ou responsáveis precisam de orientação pediátrica quanto ao produto a ser escolhido e como prepará-lo adequadamente.
Quais as fórmulas infantis que não prendem o intestino do bebê?
Uma das maiores preocupações quando o assunto é o uso de fórmula infantil é escolher aquela que não compromete o funcionamento do intestino do bebê. Trouxemos aqui algumas opções seguras e confiáveis de fórmulas que não prendem o intestino do bebê:
Fonte/Reprodução: original
1.Aptamil Premium 3 (Danone)
Fórmula indicada para bebês a partir do 10º mês. Contém componentes prébióticos que auxiliam o equilíbrio da flora intestinal e auxiliam no seu funcionamento correto. Aptamil Premium também é livre de glúten e conta com os benefícios do Ômega 3, contribuindo assim para o desenvolvimento das funções cerebrais, entre outros benefícios.
2.Nan Confort 1 (Nestlé)
Na versão tipo 1, recomendada para recém-nascidos de 0 a 6 meses, temos aí uma fórmula que tem em sua composição um mix de gorduras com ácidos graxos, vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento do bebê logo nos primeiros meses de vida. Também conta prebióticos que auxiliam no tratamento da constipação evitando assim que o intestino fique ressecado.
3. Enfamil Premium (Johnson)
Opção para bebê dos 6 aos 12 meses de vida que também conta com uma fórmula rica em vitaminas e minerais muito semelhante ao leite materno além dos conhecidos prebióticos responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.
Vale relembrar que a escolha da fórmula adequada para seu bebê deve ser acompanhada pela orientação de um médico pediatra ou nutricionista que dará a você a segurança de estar alimentando seu bebê de maneira adequada e assim contribuindo para seu pleno desenvolvimento.