Fernanda Lima desabafa – Filho não é presente – Maternidade é responsabilidade
A apresentadora Fernanda Lima postou em seu Instagram nesta segunda-feira (6) uma foto com a filha mais nova (Maria Manoela, de dois anos) e na legenda um desabafo para compartilhar com outras mães sobre as turbulências da maternidade.
Como geralmente nos posicionamos diante da maternidade?
Ser mãe é algo percebido, pela maioria das pessoas, como um presente. Uma dádiva inquestionável. O momento entre o confirmar da gravidez até o parto é tido como uma jornada em que o final trará a maior bênção da sua vida.
Por consequência, a percepção mais comum que temos da mãe também é afetada: a pose de heroína. Ela é uma mulher maravilha, sempre infalivelmente pronta para toda e qualquer situação.
Ótimo que tenhamos tanta estima pelas nossas mães, porém, quando colocamos as mães nessa posição, acabamos por esquecer que elas também são pessoas, indivíduos com vontades, necessidades, e emoções.
Essa visão acaba, também, por colocar a mãe em situações em que além delas precisarem ser infalíveis elas também não podem — em momento algum — ter algum tipo de crítica com relação à própria jornada da maternidade.
Como ressignificar a maternidade pode trazer benefícios?
Quando ressignificamos o ‘ser mãe’ ser sobre uma mulher imbatível para ser uma mulher responsável pelas suas crias em educá-las, e que suas crias se tornarão pessoas adultas e funcionais na sociedade, podemos auxiliá-las da melhor forma possível para que esta responsabilidade não se torne, também, um fardo.
Não que filhos sejam um fardo! Educar seres humanos é uma tarefa muito complexa e, portanto, cansativa. Quanto mais colaboramos com as mães menos cansadas elas ficam, e acaba sendo benéfico para a saúde mental (tanto das mães quanto dos filhos) já que diminui a pressão social proporcionada pela maternidade.
E como colaborar? Bom, se você for o pai já é um bom começo reconhecer que a criação dos filhos não é uma tarefa da mãe e que você casualmente ajuda, mas uma responsabilidade compartilhada por ambos — como bem pontuou Rodrigo Hilbert, marido de Fernanda Lima, em um comentário no post do Instagram da esposa — e é necessário formar essa parceria para estabelecer um ambiente harmônico e benéfico a todos.