Fases do ciclo menstrual: quais são, duração e quando engravidar
As fases do ciclo menstrual são importantes para saber o início de cada período, quando se encerra e qual o momento ideal para tentar engravidar. O principal ciclo é o fértil, que corrobora tanto em hormônios quanto nos óvulos para ocasionar uma gestação.
Quais são as fases do ciclo menstrual?
As fases do ciclo menstrual auxiliam a conhecer melhor os períodos para tentar engravidar. É um método utilizado com frequência para tentantes gestarem um bebê. Veja quais são as principais fases:
Fonte/Reprodução: original
Fase Folicular do ciclo menstrual
Nesta fase, temos o que é conhecido como menstruação, e serve para extrair células que pertencem ao revestimento do útero, sangue e muco. Pode-se observar que o período contém entre 4 a 8 dias para ser encerrado, e pode variar entre mulheres.
Um fator que passa despercebido, mas ocorre mensalmente, é pela queda dos hormônios chamados progesterona e o estrógeno. Estes fazem parte dos hormônios femininos, e juntos corroboram para ocorrer o ciclo menstrual e vida sexual da mulher.
Após o término do ciclo menstrual, esta fase permanece no começo do período ovulatório feminino. Agora, os óvulos se amadurecem por conta do hormônio FSH, e o estrogênio reveste o útero para a possibilidade de haver gestação.
Fase Ovulatória do ciclo menstrual
Perceba que após um tempo de 14 dias, a ovulação se iniciará. Durante este momento, o estrogênio possui um aumento significativo que fará o organismo produzir o LH.
Este é um hormônio que auxilia na escolha dos melhores óvulos, e os faz sair do ovário. Por esta razão, ocorre a locomoção em direção das trompas do útero para haver a possibilidade ser fecundado.
Fase Lútea do ciclo menstrual
As fases do ciclo menstrual possuem variantes, e a última se chama Lútea e acontece durante os doze dias finais do ciclo. No período ovulatório, o óvulo se retira do folículo que continua no ovário.
Durante a fase lútea, tal folículo se torna o chamado corpo lúteo. Ele auxilia na liberação alta da progesterona e quantias inferiores do hormônio estrogênio.
A junção de ambos hormônios tem como finalidade a de proteger aquela camada de endométrio do útero, no aguardo de um óvulo fertilizado por espermatozoide. Se ocorrer, o hormônio HCG é produzido na região, e pode ser detectado com exame de sangue ou teste de gravidez.
Se ocasionar de não gestar neste período, o lúteo se tornará murcho e morrerá. Com a baixa da progesterona, o endométrio se descama e fará com que ocorra a menstruação de um ciclo novo.
Como conhecer o seu ciclo menstrual?
Existem três fases do ciclo menstrual, e cada uma delas possui um período específico de início e término. É possível observá-los se souber a data de quando começa e encerra a sua menstruação, a qual facilitará no processo de tentar uma gestação.
Fonte/Reprodução: original
Duração das fases do ciclo menstrual
Uma das primeiras fases do ciclo menstrual é a menstruação, que deve ser calculada logo que desce até o dia posterior do ciclo futuro. É tido como regular um período de 28 dias, porém, há de 21 a 35 dias.
A fase folicular possui uma duração de 12 ou 14 dias, e passados 7 dias, os folículos se preparam para organizar o útero por uma possível gestação. É neste período que os óvulos são liberados até as trompas.
Perceba que na fase fértil, os níveis da testosterona junto do estrogênio aumentam consideravelmente, e a mulher está apta a engravidar. Ele inicia em 2 a 3 dias antes e 2 a 3 após ovular.
Uma das últimas fases do ciclo menstrual se chama lútea, e ela costuma durar um período de 14 dias. Perceba que durante este momento, o óvulo se encontra nas trompas por entre 24h a 36h, no aguardo da fertilização.
Quando é a melhor fase do ciclo menstrual para engravidar?
O período fértil da mulher, que ocorre após a ovulação é o momento ideal para tentar engravidar. Isto ocorre por conta do LH e o estrogênio fazerem com que o muco cervical se torne elástico e espesso, para facilitar no processo de nado dos espermatozoides.
Estas são as fases do ciclo menstrual de todas as mulheres, e é importante conhecê-las para entender como seu organismo trabalha neste período!