Existem fatores de risco para a infertilidade? Quais são eles?
Os fatores de risco para a infertilidade são bem comuns, e se um casal está tentando engravidar a mais de um ano sem sucesso, há grandes chances do motivo ser um desses fatores.
Por isso, buscar ajuda profissional é a melhor maneira de identificar o agente que atrapalha a concepção e buscar o tratamento adequado!
O que são os fatores de risco para a infertilidade?
São causas ou condições que prejudicam o casal em suas tentativas para engravidar. Na maioria dos casos, esses problemas envolvem a produção de gametas tanto masculinos (espermatozoides) quanto femininos (óvulo).
A seguir, veremos o que segundo os especialistas em reprodução humana, são fatores de risco para a infertilidade. Confira:
Idade avançada
Esse é um fator muito comum para mulheres que passaram de seus 35 anos. O organismo do homem foi feito para produzir espermatozoides durante toda a vida dele, já com as mulheres as coisas são diferentes.
A mulher nasce com uma quantidade certa de óvulos, que ao longo de suas menstruações, reduz em número.
O número de óvulos que possui no organismo da mulher é chamado de reserva ovariana, e aos 35 anos, ela apresenta uma queda mais evidente. Quando esse número chega ao fim, a mulher entra na fase da menopausa, que significa o fim de sua fertilidade.
Dessa forma, após os 35 anos, a ovulação da mulher é prejudicada, e será cada vez mais difícil engravidar de forma natural.
Obesidade
Essa condição de saúde é um dos fatores de risco para a infertilidade que atinge muitos casais, pois é comum que pessoas com obesidade ignorem o problema e não busquem ajuda.
A obesidade é algo muito sério, visto que desencadeia vários outros problemas de saúde, como problemas no coração, aumento das taxas de açúcar no sangue (que evolui para uma diabetes mellitus tipo 2), maior produção de colesterol ruim (LDL), e até mesmo prejudica a produção de hormônios masculinos e femininos, o que cria irregularidade nos ciclos ovulatórios e diminui o número de espermatozoides.
Por isso, é aconselhado que as pessoas tenham o costume de fazer atividades físicas e ter uma boa alimentação, rica em frutas, legumes e verduras, para manter um peso saudável.
Consumir alimentos com magnésio e cálcio também é ótimo, já que ajudam a melhorar as taxas hormonais.
Tabagismo
O cigarro possui muitas substâncias que prejudicam a fertilidade do casal, ainda mais se as duas pessoas forem fumantes, o que afeta a ovulação, a produção de espermatozoides, a formação da blástula e até a implantação do embrião.
Nesses casos, fica mais difícil de engravidar, e quando conseguem, as chances de abortos espontâneos são maiores.
As mulheres que fumam 20 cigarros por dia tem 25% a menos de chance de engravidar, e 43% a menos para as que fumam uma maior quantidade. O indicado é que o casal pare com o cigarro no período em que tentarem engravidar.
Exposição a ambientes tóxicos
Este é um dos fatores de risco para a infertilidade que muitas vezes a pessoa nem percebe. Ficar exposto a ambientes tóxicos, como em profissões que necessite estar em locais com radiação, ou calor excessivo, que mexem com metais pesados, pode afetar indiretamente a sua fertilidade.
Os poluentes que existem nas grandes cidades também prejudicam a fertilidade, por isso, o ideal é que pessoas que precisam estar expostas em ambientes tóxicos, façam acompanhamento médico com frequência, para verificar se houve alguma alteração em sua fertilidade.
Quais são os fatores de risco para a infertilidade feminina?
Muitas mulheres ficam frustradas por não conseguirem engravidar, mas é importante que após 12 meses de tentativas sem sucesso, seja analisado mais a fundo por um especialista, para que seja identificada a possível causa.
Alguns dos principais fatores de risco para a infertilidade feminina são:
- Endometriose;
- Idade avançada;
- Fator tubo-peritoneal;
- Miomas;
- Diabetes;
- Doenças na tireoide;
- Depressão;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Asma;
- Uso de medicamentos como antidepressivos.
Esses fatores devem-se a 80% dos casos de infertilidade feminina.
Fatores de risco para a infertilidade masculina
Em outros casos, o problema da dificuldade para engravidar está no homem, e entre os principais fatores de risco para a infertilidade masculina estão:
- Problemas de ereção;
- Alterações no trato genital;
- Obesidade extrema;
- Alterações da produção do esperma;
- Situação irregular do meato urinário.
Se o casal enfrenta dificuldades para engravidar, o mais indicado é procurar um especialista, para serem feitos exames tanto no homem quanto na mulher. Dessa forma, será mais fácil identificar o foco do problema, e iniciar um tratamento, caso necessite.