Exercícios para gestantes: quais são e como podem melhorar a saúde?

0

Os exercícios para gestantes são essenciais no dia a dia, por isso, sua prática é recomendável com frequência, pois a saúde do bebê ficará protegida, e a mãe se prevenirá contra doenças que possam comprometer a gestação. Saiba mais a seguir!

Gestante pode fazer exercícios?

Qualquer gestante que não tenha contraindicações pode realizar atividades físicas. Inclusive, é extremamente recomendado por médicos que as futuras mamães pratiquem pelo menos 150 minutos semanais de exercícios.

Gestante pode fazer exercícios?
Fonte/Reprodução: original.

Porém, na gravidez, os exercícios não podem exigir muito esforço. As atividades precisam ser feitas com moderação, a fim de garantir a sua saúde e a do bebê.

Quais são os benefícios dos Exercícios para gestantes?

Os exercícios para gestantes promovem uma diminuição dos riscos de diabetes gestacional, hipertensão, depressão pré-natal, eclâmpsia e macrossomia.

Além disso, é importante mencionar que independente da mamãe estar com sobrepeso, magra, sedentária ou obesa, precisam obrigatoriamente serem ativas. Dessa maneira, é possível prevenir doenças e cuidar do bebê. Outro ponto o qual deve ser mencionado é a alimentação. Claro que na gestação não se deve realizar uma dieta completamente restritiva, mas é importante ter um cuidado com o que for comer.

Quais os Exercícios para gestantes?

Os melhores exercícios para gestantes são a caminhada, uma corrida bem leve, hidroginástica ou pilates. Estes são alguns dos exercícios mais comuns feitos por grávidas até o fim da gestação. Às mulheres que desejam um diferencial podem praticar bicicleta ergométrica, fazer alongamentos, ou até mesmo uma musculação moderada. Mas lembre-se que não é recomendado fazer um exercício que exija força ao extremo do corpo, tudo deve ser realizado com moderação e acompanhado de algum profissional.

Fazer natação também é uma boa opção, pois auxilia na perda de peso, trabalha a função aeróbica, mantém os músculos mais relaxados e não causa lesões. Há muitos benefícios em optar por nadar, mas o principal é trabalhar a respiração. Existem exercícios para gestantes bem específicos, direcionados ao treinamento da musculatura pélvica. A futura mamãe pode trabalhar com o balanço pélvico, a ponte e postura do gato, em pelo menos dois dias da semana.

Quando os Exercícios são indicados para gestantes?

Exercícios físicos são indicados para todo mundo, desde que não hajam contraindicações. O mesmo ocorre com as gestantes, em qualquer fase da gravidez, as atividades físicas podem ser realizadas, a não ser que o profissional que acompanha a gestação contraindique por conta da presença de algum fator.

Quando os Exercícios são indicados para gestantes?
Fonte/Reprodução: original.

Problemas como embolia pulmonar, risco de parto prematuro, problemas cardíacos dentre outros, são pontos que os médicos consideram ao proibir a prática de atividades. Mas há também as questões em que o médico pode indicar a prática, que são casos de diabetes e obesidade, por exemplo, pois as atividades podem melhorar a condição da gestante.

Quais Exercícios devem ser evitados por gestantes?

Ciclismo, cavalgar, esquiar, saltar ou escalar, bem como mergulho e esportes que precisem de contato. Estes são exercícios para gestantes proibidos, pois colocam em risco a segurança da mãe e bebê.

Não deve se esquecer que a musculação pesada e levantamento de peso em excesso não podem ser feitos. A prática sempre deve ser leve, de modo que não force tanto o corpo a trabalhar. Estes são alguns dos diversos exercícios para gestantes, que podem ser realizados diariamente a fim de garantir segurança à saúde do pequeno. É importante que estes cuidados sejam feitos sempre que for possível, em especial com a alimentação.

Deixe uma resposta