Exercícios para gestantes: quais são e como podem melhorar a saúde?
Os exercícios para gestantes são essenciais no dia a dia, por isso, sua prática é recomendável com frequência, pois a saúde do bebê ficará protegida, e a mãe se prevenirá contra doenças que possam comprometer a gestação. Saiba mais a seguir!
Gestante pode fazer exercícios?
Qualquer gestante que não tenha contraindicações pode realizar atividades físicas. Inclusive, é extremamente recomendado por médicos que as futuras mamães pratiquem pelo menos 150 minutos semanais de exercícios.
Porém, na gravidez, os exercícios não podem exigir muito esforço. As atividades precisam ser feitas com moderação, a fim de garantir a sua saúde e a do bebê.
Quais são os benefícios dos Exercícios para gestantes?
Os exercícios para gestantes promovem uma diminuição dos riscos de diabetes gestacional, hipertensão, depressão pré-natal, eclâmpsia e macrossomia.
Além disso, é importante mencionar que independente da mamãe estar com sobrepeso, magra, sedentária ou obesa, precisam obrigatoriamente serem ativas. Dessa maneira, é possível prevenir doenças e cuidar do bebê. Outro ponto o qual deve ser mencionado é a alimentação. Claro que na gestação não se deve realizar uma dieta completamente restritiva, mas é importante ter um cuidado com o que for comer.
Quais os Exercícios para gestantes?
Os melhores exercícios para gestantes são a caminhada, uma corrida bem leve, hidroginástica ou pilates. Estes são alguns dos exercícios mais comuns feitos por grávidas até o fim da gestação. Às mulheres que desejam um diferencial podem praticar bicicleta ergométrica, fazer alongamentos, ou até mesmo uma musculação moderada. Mas lembre-se que não é recomendado fazer um exercício que exija força ao extremo do corpo, tudo deve ser realizado com moderação e acompanhado de algum profissional.
Fazer natação também é uma boa opção, pois auxilia na perda de peso, trabalha a função aeróbica, mantém os músculos mais relaxados e não causa lesões. Há muitos benefícios em optar por nadar, mas o principal é trabalhar a respiração. Existem exercícios para gestantes bem específicos, direcionados ao treinamento da musculatura pélvica. A futura mamãe pode trabalhar com o balanço pélvico, a ponte e postura do gato, em pelo menos dois dias da semana.
Quando os Exercícios são indicados para gestantes?
Exercícios físicos são indicados para todo mundo, desde que não hajam contraindicações. O mesmo ocorre com as gestantes, em qualquer fase da gravidez, as atividades físicas podem ser realizadas, a não ser que o profissional que acompanha a gestação contraindique por conta da presença de algum fator.
Problemas como embolia pulmonar, risco de parto prematuro, problemas cardíacos dentre outros, são pontos que os médicos consideram ao proibir a prática de atividades. Mas há também as questões em que o médico pode indicar a prática, que são casos de diabetes e obesidade, por exemplo, pois as atividades podem melhorar a condição da gestante.
Quais Exercícios devem ser evitados por gestantes?
Ciclismo, cavalgar, esquiar, saltar ou escalar, bem como mergulho e esportes que precisem de contato. Estes são exercícios para gestantes proibidos, pois colocam em risco a segurança da mãe e bebê.
Não deve se esquecer que a musculação pesada e levantamento de peso em excesso não podem ser feitos. A prática sempre deve ser leve, de modo que não force tanto o corpo a trabalhar. Estes são alguns dos diversos exercícios para gestantes, que podem ser realizados diariamente a fim de garantir segurança à saúde do pequeno. É importante que estes cuidados sejam feitos sempre que for possível, em especial com a alimentação.