Exercícios físicos diários para tentantes: o que pode ou não

1

Não é segredo que os exercícios físicos, principalmente quando praticados regularmente, trazem grandes benefícios para as pessoas. Isso serve para todo mundo, inclusive para as tentantes, isto é, as mulheres que estão encarando o processo de tentar engravidar. Na verdade, isso pode até fazer muito bem para elas.

Tudo depende do contexto. Este artigo vai, justamente, mostrar indicações de atividades físicas para tentantes. Também vai abordar o que é ou não indicado e como funciona a relação entre mulheres que já estão grávidas e os exercícios físicos. Acompanhe a leitura.

Exercícios físicos podem ser realizados por tentantes?

Sim, podem. No geral, as tentantes podem realizar até atividades físicas mais intensas, como a musculação, por exemplo, mas é importante não exagerar no nível de empenho aplicado. Em outras palavras, é possível manter-se ativa fisicamente, mas para isso é necessário pegar mais leve.

Exercícios físicos podem ser realizados por tentantes
Fonte/Reprodução: original

Isso serve tanto para as rotinas em academias como também para as práticas de atividades físicas caseiras. Exercícios de muita explosão, por exemplo, podem atrapalhar o processo de fecundação da mulher. Além disso, eles também influenciam na tensão e no aporte energético da tentante, o que, mais uma vez, pode interferir na concepção do bebê.

Uma rotina de atividade física para tentantes, considerada saudável e aplicável, consiste em se exercitar de maneira moderada durante 30 minutos, ao menos em três dias da semana. Na dúvida, consulte seu treinador e seu médico para chegar a um denominador comum que não interfira na sua fertilidade.

Há vantagens nos exercícios físicos antes e na gestação?

Algumas vantagens podem sim ser observadas ao se praticar exercícios físicos. Isso vale tanto para as tentantes como para as grávidas que estão nos primeiros meses de gestação. A prática de atividades físicas contribui para a liberação de hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar, o que é algo muito positivo.

Se manter dentro de um peso considerado ideal também é algo que pode ser considerado nessa conta, uma vez que estar acima ou abaixo dele pode influenciar negativamente na fertilidade da mulher.

A melhora do equilíbrio do corpo e das funções de alguns órgãos, o fortalecimento muscular, a redução da gordura do corpo como um todo, a diminuição na retenção de líquidos, o controle sobre o equilíbrio mental e a redução do estresse são alguns outros exemplos de benefícios que podem ser colhidos pelas tentantes e gestantes ao se fazer exercícios.

Quais exercícios físicos recomendados para tentantes ou nos primeiros meses de gestação?

Agora que mostramos que é possível manter uma rotina de atividade física para tentantes e para mulheres nos primeiros meses de gravidez, vamos apontar alguns exemplos práticos de exercícios que podem ser executados sem problemas. Lembrando, claro, que a moderação da intensidade dos movimentos e do volume de treino é algo muito importante.

Related Posts
1 De 90

Musculação

Como já citado, a musculação pode ser praticada sem problemas pelas tentantes e pelas gestantes. Ele é muito bom, pois fortalece a musculatura, melhora a postura e contribui com o equilíbrio corporal.

Pilates

O pilates também ajuda a fortalecer a musculatura e a região pélvica. Isso é especialmente interessante para as mulheres que já estão grávidas e optaram pelo parto normal. Outros benefícios dessa prática é a melhor distribuição do peso corporal e o alívio de dores e desconfortos na região lombar.

Hidroginástica e natação

Atividades praticadas na água também são muito bem-vindas, especialmente a natação e a hidroginástica. Estas duas, especificamente, são excelentes para o controle do inchaço das pernas e para o alívio nas dores da hora do parto.

Caminhada

Caminhada é uma atividade física muito simples e que pode ser bastante aproveitada, sobretudo por ter baixo impacto. Isso faz com que a prática seja indicada até para as gestantes que nunca foram ativas fisicamente.

Ioga

A ioga também pode ser aproveitada. Ela é, na verdade, muito benéfica e pode melhorar a flexibilidade, o condicionamento muscular, o equilíbrio corporal e a circulação sanguínea.

Atividade física na gestação: quando não é indicado?

Apesar dos vários benefícios gerados pelos exercícios físicos, algumas condições específicas podem fazer esse tipo de atividade não ser recomendada durante o período gestacional.

Hipertensão gerada pela gravidez, diabetes tipo 1, restrições de crescimento intrauterino, histórico de abortos espontâneos, sangramentos entre o segundo e terceiro trimestres, hábitos de fumar e beber, por exemplo, são coisas que devem ser levadas em consideração.

Nesses casos, o ideal é não fazer as atividades físicas, principalmente as de cunho aeróbico. Mesmo assim, o seu médico pode e deve ser consultado para o estabelecimento de normas que contemplem a sua situação. A avaliação dele deve ser suficiente para saber se é possível ou não fazer exercícios durante a gravidez.

Mostrar comentários (1)