Exame do Hormônio anti-mulleriano pode te ajudar a saber se pode engravidar ou não

0

O exame do Hormônio anti-mulleriano é um importante exame quando falamos de saúde feminina. Ele pode ser indicado quando a mulher tem dificuldade de engravidar naturalmente ou quando uma mulher mais velha deseja engravidar.

Descubra quando o exame do Hormônio anti-mulleriano é indicado, como é realizado e sua importância na hora de planejar sua gravidez.

Qual função do exame do Hormônio Anti-mulleriano?

Quanto mais velha a mulher fica, menos óvulos ela possui e por isso, a gravidez se dificulta ser conseguida naturalmente com o passar dos anos. Além da idade, outros fatores podem diminuir a quantidade de óvulos da mulher, como doenças e cirurgias.

Qual função do exame do Hormônio Anti-mulleriano?
Fonte/Reprodução: original.

Com o exame do Hormônio anti-mulleriano você consegue avaliar a reserva de ovários da mulher, conseguindo estimar a quantidade de óvulos que a mulher possui. 

Quando fazer o exame de Hormônio Anti-mulleriano?

O exame do Hormônio anti-mulleriano pode ser realizado em muitos casos diferentes. Por exemplo, quando há dificuldade de engravidar de forma natural, em mulheres mais velhas que desejam engravidar ou ainda para as mulheres que preferem congelar os óvulos para engravidar um tempo depois. 

Também pode ser indicado para mulheres com menopausa precoce e também em casos de mulheres que vão passar por tratamentos agressivos como quimioterapia.

Como o exame do Hormônio Anti-mulleriano pode investigar a fertilidade feminina?

Esse exame é um dos que os médicos solicitam quando estão investigando a infertilidade, mas é preciso ter em mente que ele consegue indicar a quantidade de óvulos que a mulher tem e não necessariamente a qualidade deles. Por isso, mesmo que seu exame do Hormônio anti-mulleriano dê um valor baixo, não significa que não seja possível engravidar.

Taxa de hormônio ideal para gravidez

Related Posts
1 De 90

Quando a taxa do exame do Hormônio anti-mulleriano > 4,0 ng/mL indica que a mulher tem os níveis adequados do hormônio, então as chances de engravidar são mais altas.

Como é realizado o exame de Hormônio Anti-mulleriano?

Esse é um tipo de exame feito como qualquer exame de sangue normal, por isso, não existe nenhum tipo de preparo, nem mesmo jejum. Também pode ser feito em qualquer fase do ciclo menstrual. 

Contra Indicativo

É um exame de sangue feito de forma simples e por isso, não tem nenhum tipo de contra-indicação.

Duração do exame

Assim como os demais exames de sangue que realizamos normalmente, demora entre 5 e 10 minutos. E o resultado depende do laboratório, mas pode demorar entre três e cinco dias.

Qual período para realização do exame?

O período de repetição do exame do Hormônio anti-mulleriano vai depender da indicação do seu médico e de cada caso. 

Sem dúvidas, o exame do Hormônio anti-mulleriano é fundamental na hora de planejar uma gravidez e principalmente para aquelas mulheres que estão tentando há algum tempo e não tem sucesso.

Qual período para realização do exame?
Fonte/Reprodução: original.

Apesar de ser um exame simples, a maioria dos planos de saúde não cobre. Por isso, deve ser feito no particular e os valores variam muito conforme o laboratório, mas custa em média R$400 e alguns laboratórios conseguem parcelar esse valor. O resultado do exame é sempre avaliado em conjunto com outros exames, histórico do paciente e idade, por isso, deve ser avaliado apenas pelo médico. Se você está planejando engravidar ou enfrenta algum tipo de dificuldade, converse com seu médico sobre o exame do Hormônio anti-mulleriano e se ele está indicado para o seu caso. 

Deixe um comentário