Escorrimento feminino marrom: entenda o que pode indicar

0

Corrimento marrom embora seja comum na menstruação pode acontecer fora desse período. Não necessariamente o corrimento irá indicar um problema grave a algo mortalmente sério. Para entender isso, leia o artigo abaixo e se informe sobre as possíveis causas de corrimento marrom fora da menstruação e o que fazer caso o identifique.

O que é o corrimento feminino marrom?

O corrimento feminino marrom, ou corrimento vaginal de cor marrom, é uma secreção de cor marrom ou cor escura que sai da vagina da mulher. Esse corrimento pode vir com ou sem dor, geralmente após uma relação sexual, após o período da menstruação ou após um exame ginecológico como o papanicolau. 

O que é o corrimento feminino marrom
Fonte/Reprodução: original

O corrimento assume essa cor marrom porque está misturado com uma pequena quantidade de sangue. Por isso que próximo do período de menstruação é de fato comum essa condição. Muitas vezes um pouco da secreção da menstruação fica ainda presa no canal e é liberada após o período passar, causando o corrimento marrom. 

O que significa corrimento marrom fora do período menstrual?

O corrimento marrom fora do período menstrual é sangue misturado com a secreção natural da vagina. Quando a mulher apresenta essa condição ela deve prestar bastante atenção em seu corpo e principalmente em sua região genital

As causas podem ser muitas. Desde as mais simples como uma relação sexua a problemas mais graves como cisto ou endometriose.  

Causas do escorrimento feminino marrom

As causas do corrimento marrom podem ser variadas. Vamos entender algumas causas abaixo: 

Relação sexual repetitiva ou intensa

Related Posts
1 De 102

A região da vagina é sensível e delicada. Dependendo da forma como foi realizada uma relação sexual, e da sua intensidade, as paredes vaginais podem se machucar levemente, o suficiente para que saia sangue que se misturou ao corrimento, causando a cor marrom. 

Relações sexuais enquanto grávida

Quando grávidas as mulheres ficam com as paredes vaginais ainda mais sensíveis. Mesmo uma relação comum e mais calma pode machucar e causar o corrimento vaginal marrom. 

Doença inflamatória pélvica

Uma doença inflamatória é um quadro de infecção que pode ter várias causas. Desde um sexo desprotegido onde um agente infeccioso entrou no canal vaginal, ou até um abscesso inflamado. Mas uma doença inflamatória também pode causar pequenos sangramentos que irão ocasionar o corrimento marrom. Caso o quadro seja de doença inflamatória muito provavelmente a mulher além do corrimento terá quadros de febre e dor pélvica.

Endometriose

Endometriose não é uma doença muito grave, mas pode ser bastante problemática. O endométrio ( tecido que reveste o útero) pode de modo descontrolado revestir partes fora do útero como trompas, ovários e até intestino. Esse quadro é conhecido como endometriose. 

A endometriose também pode ocasionar sangramentos que por sua vez causam o corrimento marrom. Caso o quadro seja de endometriose, a mulher provavelmente sentirá dificuldade em urinar e até mesmo defecar. A endometriose também causa dores na região do baixo ventre. 

Remédio para corrimento marrom 

Não existe um remédio e nem tratamento para “corrimento marrom” de forma genérica. A condição pode se ramificar em vários outros problemas. Sempre que identificado corrimento marrom persistente a mulher deve procurar um ginecologista de confiança e com ele tentar investigar o problema. 

Caso o corrimento vier por acaso sem nenhum outro sintoma alarmante, o ideal é lavar e com paciência se observar. Caso persista, procure um ginecologista.

Deixe um comentário