Enjoos na gravidez: por que acontece e o que fazer?

0

A gravidez é um momento de grande euforia na vida de uma mulher, pois seu corpo passa e suporta transformações físicas, hormonais e psicológicas absurdas que causam grandes impactos na vida da gestante. No entanto, é também um momento de autoconhecimento e revelação muito importantes na vida de uma mulher, que constrói seu caráter e sua personalidade materna que irá proteger e sustentar seu filho durante anos.

Por isso, muitas mulheres tendem a sentir medo dos enjoos na gravidez, ao se questionarem se eles são normais ou se podem indicar que a gestação não vai bem. Sentir essas dúvidas na hora gestar é perfeitamente aceitável, pois a gestação deve ser um período de muito autocuidado e de conhecimento dos processos do corpo. Por isso, separamos as informações certas, para você que está tendo uma primeira gestação ou deseja ter em breve.

Enjoos na gravidez: Quando começam e o que os provoca

Pois bem, os enjoos são muito comuns nos três primeiros meses de gestação. Muitas vezes eles acabam sendo um indicativo de que a mulher está grávida, levando muitas mulheres a fazer o famoso teste de gravidez após sentir esses sintomas. 

Não existe um grande consenso sobre o que os ocasiona, mas sabe-se que os enjoos na gravidez estão relacionados com a produção dos hormônios HCG e Beta-HCG. A produção destes hormônios é perfeitamente normal e até mesmo necessária para o desenvolvimento de uma gravidez saudável. 

Enjoos na gravidez Quando começam e o que os provoca
Fonte/Reprodução: original

Ou seja, se você está tendo enjoos na gravidez, sobretudo nos primeiros três meses, está tudo no normal e sua gravidez provavelmente está indo muito bem.

Isso não quer dizer que as mulheres que não tem enjoos nesse período não estão tendo uma gestação saudável, isso varia de organismo para organismo, e mulheres que não sentem enjoo na gravidez podem ter também uma gestação perfeita e normal.

O que é bom para aliviar sintomas de enjoo na gravidez?

Related Posts
1 De 152

Os enjoos podem gerar intenso desconforto na gestante, e é importante saber como evitá-los ou amenizá-los. Para evitar os enjoos na gravidez você pode procurar ingerir alimentos mais secos e menos gordurosos, evitar frituras e alimentos muito temperados ou de cheiros muito fortes.

 

Acontece que, na gravidez, a sensibilidade do corpo feminino também fica muito alta, aguçando todos os seus sentidos, inclusive o paladar e o olfato. Então é bom evitar também perfumes, que podem piorar a situação. 

Evitar situações de estresse e tensão também contribui para diminuir a intensidade dos enjoos na gravidez, visto que o corpo feminino se encontra em um momento de alteração hormonal que contribui muito para estados psicológicos sensíveis, o que pode ocasionar náuseas e enjoos.

Como podem piorar os enjoos na gravidez?

A maior incidência dos enjoos mais intensos acontece no período matinal, sendo que é importante se atentar ao que comer de manhã para não piorar a situação e procurar amenizar o enjoo. Neste caso não é recomendado ficar sem comer, sendo falsa a especulação de que ficar sem comer pode amenizar o desconforto. Ao contrário, manter o mínimo de alimento no estômago pode ajudar a diminuir os enjoos na gravidez.

Até que ponto é normal o enjoo na gravidez?

É normal os enjoos nos primeiros três meses de gravidez. Se estes enjoos persistirem por mais tempo ou atingirem uma intensidade de incidência que está impossibilitando a gestante de se alimentar, deve ser procurada a ajuda de um médico. Somente o médico irá poder investigar e diagnosticar os porquês de um quadro atípico ou anormal.

Sobretudo é muito importante que a gestante se encontre devidamente alimentada e amparada em seus desejos e necessidades, garantindo a mulher e ao seu filho o necessário para uma vida saudável que irá proporcionar grandes e inesquecíveis momentos de maternidade.

Deixe um comentário