É possível engravidar fora do período fértil?
Muitas mulheres costumam calcular o período fértil, principalmente quando estão tentando engravidar, para ter mais noção de quando será a época perfeita para obter sucesso em uma gravidez.
Porém também acontece o contrário, saber quando será o seu período fértil pode ser um dos métodos para evitar a gravidez, mas será que isso é seguro? Continue lendo para entender melhor.
O que é o período fértil?
O período fértil são os dias que a “janela da fertilidade” está aberta, ou seja, dias mais propensos para acontecer uma gravidez. Esse período acontece no meio do ciclo menstrual, e é nesse tempo que a mulher tem mais chances de iniciar uma gestação.
Quantos dias dura o período fértil?
Normalmente o período fértil dura por volta de 7 dias, contando com 3 dias anteriores e 3 dias após a ovulação, mais o dia da ovulação, que acontece bem no meio. A ovulação, que é quando um ovário libera o óvulo, dura de 12 a 48 horas, depois disso ele não pode mais ser fecundado por um espermatozoide.
Como saber se estou no período fértil?
Em mulheres que têm um ciclo menstrual regular de 28 dias, por exemplo, o período fertil vai acontecer 14 dias depois do primeiro dia de sua menstruação, ou 14 dias antes da próxima menstruação, o que quer dizer que a ovulação acontece bem na metade desse ciclo.
Por isso, antes de calcular o seu período fértil, é importante que a mulher saiba quantos dias de duração tem o seu ciclo menstrual, que é todo o período de uma menstruação para a outra.
Existem alguns sintomas que indicam que a mulher está passando pelo período fértil, como cólica abaixo do ventre, aumento de temperatura corporal, maior produção do muco cervical, e em alguns casos mudanças de humor.
Se nesse período não houver a fecundação do óvulo, ele começa a se desfazer e é colocado para fora do corpo em forma de menstruação.
É possível engravidar fora do período fértil?
Engravidar fora do período fértil é quase impossível, mas sim, por mais que seja algo raro, existe uma chance mínima de isso acontecer, principalmente se a mulher tiver relação sexual desprotegida antes da ovulação. Depois que ocorre a ovulação fica muito mais difícil da mulher engravidar, porque o óvulo já foi liberado e já passou pelas trompas de falópio, dessa forma ele não pode mais ser fecundado.
Por que isso acontece?
O fato mais comum disso acontecer é porque muitas das vezes o ciclo menstrual da mulher varia um pouco de mês para mês, algo que é normal, porém com isso fica mais difícil calcular o período fértil.
Em média, os espermatozoides duram cerca de 72 horas dentro do corpo da mulher, mas os espermatozoides mais fortes ainda conseguem sobreviver por até 5 dias. Sabendo disso, se o seu período fertil vir um pouco antes do esperado, pode ser que o espermatozoide sobreviva até o dia da ovulação, aumentando as chances do óvulo ser fecundado, e dar início a uma gestação.
Por mais que mulheres que tomam anticoncepcional não tenham período fertil, o fato de esquecer de tomar uma ou mais doses, também pode levar a uma ovulação, já que o uso irregular do anticoncepcional causa variações hormonais durante o ciclo menstrual.
Tabelinha é um método seguro para acompanhar período fértil?
Na verdade vai depender do objetivo da pessoa. Se a mulher está querendo evitar uma gravidez, não é muito seguro acompanhar o período fértil por tabelinha, por causa das variações naturais no ciclo menstrual da mulher.
Mas se caso o objetivo for uma gravidez, acompanhar o período fértil por tabelinha vai ajudar muito para a mulher saber quando será a época do mês que terá mais chances de dar início a uma gestação.
Além disso, estar atenta aos sinais do período fértil como os sintomas que foram vistos acima, para saber quando estará ovulando também ajuda.