Os riscos de engravidar com a síndrome dos ovários policísticos?

2

A síndrome dos ovários policísticos é uma condição que atinge diversas mulheres, principalmente durante a idade reprodutiva. Apesar de ser comum, é necessário realizar acompanhamento médico, para que a síndrome dos ovários policísticos não cause nenhum tipo de problema maior ou dificuldade de engravidar, por exemplo.

Entenda como a síndrome dos ovários policísticos pode afetar a gravidez e se existem riscos envolvidos nesse tipo de gestação. 

O que é a síndrome dos ovários policísticos?

A síndrome dos ovários policísticos também é conhecida apenas pela sigla SOP. A principal característica dessa doença, é a alteração dos hormônios, principalmente da testosterona, o que faz com que diversos cistos sejam formados nos ovários.

O que é a síndrome dos ovários policísticos?
Diagrama da Síndrome dos Ovários Policistos. Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, os ovários aumentam de tamanho e pode também ocasionar uma irregularidade menstrual, sendo um dos principais fatores da dificuldade que algumas mulheres com síndrome dos ovários policísticos têm de engravidar.

Quais as causas da síndrome dos ovários policísticos?

Apesar de todos os estudos que envolvem a síndrome dos ovários policísticos, ainda não existe uma causa definida para essa doença. Acredita-se que pode existir um fator genético, mas que também pode haver uma ligação com a resistência à ação da insulina.

Porque é difícil engravidar com a síndrome dos ovários policísticos?

Um dos problemas causados pela síndrome dos ovários policísticos, é a dificuldade que algumas mulheres podem enfrentar na hora de engravidar ou até mesmo de planejar uma gestação. 

Como a menstruação de quem tem síndrome dos ovários policísticos é irregular, nem todos os meses essa mulher ovula. Dessa forma, é mais difícil conseguir prever quando irá ocorrer a ovulação para que as tentativas sejam feitas no período fértil, o melhor período para conseguir engravidar.

Além disso, a ovulação não ocorre todos os meses, as chances de quem tem síndrome dos ovários policísticos engravidar também é menor que uma mulher que ovula normalmente todos os meses.

Quais os sintomas da síndrome dos ovários policísticos?

As mulheres com síndrome dos ovários policísticos podem perceber alguns sintomas bem característicos, que ajudam muito na hora do diagnóstico. Abaixo, listamos alguns dos principais sintomas da síndrome dos ovários policísticos:

Related Posts
1 De 107

Menstruação irregular

Sem dúvidas, a irregularidade da menstruação é um dos principais sintomas da síndrome dos ovários policísticos. Normalmente ela não vem todos os meses, a mulher pode ficar meses sem menstruar ou até mesmo perceber mudanças no fluxo do sangramento, que se torna mais intenso.

Aumento dos pelos, no corpo

Por conta do aumento da testosterona no corpo, a mulher pode perceber um aumento significativo dos pelos, além deles se tornarem mais grossos e escuros. É comum, que seja percebido aparecimento de pelos, no peito, rosto e na barriga.

Acne e cabelos mais oleosos

As mulheres com SOP também ficam com a pele e o cabelo mais oleosos, o que pode causar problemas como acne e queda dos fios por conta da seborreia. 

Como tratar esse problema?

O tratamento da síndrome dos ovários policísticos consiste basicamente em tratar os sintomas causados pela doença. Dessa forma, é normalmente recomendado uma mudança de hábitos, se alimentar de maneira mais saudável e incluir a prática de atividades físicas.

Como tratar esse problema?
Ginecologista explicando como cuidar. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, algumas mulheres podem ser instruídas a tomar anticoncepcional, para conseguir controlar a testosterona e regular a menstruação.

Quais os riscos e cuidados da gravidez com a síndrome dos ovários policísticos?

Caso a mulher tenha SOP e esteja grávida, o acompanhamento médico deve ser realizado com cuidado. Pois algumas mulheres podem ter um risco maior de hipertensão e diabetes gestacional, que podem causar outros problemas como pré-eclâmpsia e nascimento prematuro do bebê.

Por conta disso, é importante manter hábitos saudáveis antes e durante a gravidez, prevenindo todo tipo de risco que poderia ser causado por conta dessa síndrome.

A síndrome dos ovários policísticos é extremamente comum e o diagnóstico e tratamento são relativamente simples geralmente. Dessa forma, caso você tenha percebido algum dos sintomas de SOP, não deixe de mencioná-los em sua próxima consulta ginecológica.

 

Mostrar comentários (2)