É possível estar grávida mesmo tendo menstruação?
Uma grande dúvida que permeia as mulheres é a da possibilidade de menstruar mesmo na condição de gestante, afinal, são inúmeras as histórias que se ouve por aí de gestações em condições extraordinárias.
Mas afinal, grávida menstrua? A resposta rápida é que não, mas é importante entender mais sobre a famosa nidação, ou menstruação de grávida.
Quando pode estar grávida e menstruada ao mesmo tempo?
A grávida nunca estará menstruada. O que pode ocorrer é que, muitas vezes, no começo da gravidez, haja uma descamação parcial do endométrio ainda na fase do pré-atraso menstrual.
Esse processo ocorre quando há a fixação do feto no útero feminino.
O que é o sangramento que pode ocorrer nas primeiras semanas de gravidez?
Essa descamação citada pode ocorrer logo nas primeiras semanas de gravidez e se chama nidação, sangramento que tanto confundem tentantes ou não.
O verdadeiro pulo do gato está em saber realizar a diferenciação da menstruação da nidação. Difícil? Um pouco. Para isso é necessário saber quais são os sintomas da gravidez quando se está “menstruada”.
Quais sintomas da gravidez quando está menstruada?
Geralmente, é o sangramento mínimo que diz que a menstruação está prestes a vir, porém, ele é bem similar com o sangue que indica a nidação. A diferença está na quantidade e nos sintomas que esse acontecimento acarreta.
Os sintomas hormonais tradicionais da menstruação são bem parecidos com os do estado de gravidez, ou seja, há náuseas, tonturas, cólicas o que confunde bastante com estar grávida, porém, há um sinal que dá pra desvendar esse mistério no ato. A quantidade.
A menstruação possui uma quantidade de sangue que preenche os absorventes e pode conter coágulos e pedaços, o que não ocorre na nidação.
O fluxo menstrual é mais avermelhado, tem cores vivas e podem ser amarronzados, portanto, se tiver uma grande quantia significa que a possibilidade de estar grávida pode ser deixada de lado.
Quando a menstruação na gravidez é preocupante?
Na maior parte das vezes, um sangramento esporádico durante a gravidez é comum, porém é importante entender o que o sangramento pode significar durante determinado período da gestação.
Sangramento no primeiro trimestre de gestação
O sangramento do primeiro trimestre (de 1 a 12 semanas) pode significar: que ocorreu a nidação ou; está em estado de gravidez ectópica ou; está ocorrendo o descolamento da “placenta” ou está em processo de aborto.
Sangramento no segundo trimestre de gestação
O sangramento no segundo trimestre (de 13 a 24 semanas) pode ser mais preocupante em relação ao primeiro trimestre.
Esse estado pode ser: uma inflamação no útero ou um aborto.
Sangramento no terceiro trimestre de gestação
No último trimestre de gestação, tempo esse que corresponde a 25 semanas até a 40, já dá sinais que pode estar ocorrendo: um descolamento da placenta ou uma placenta prévia, ou o início do trabalho de parto.
Portanto, sangramentos podem ocorrer durante todos os períodos da gestação e em cada um deles pode significar alguma coisa diferente. Então fica a questão, quando é preocupante o sangramento e devo procurar um médico?
Quando o sangramento na gravidez é sinal de que devo ir ao médico?
Como foi visto durante este artigo, é comum que haja sangramentos esporádicos durante a gestação, porém, há casos que a consulta médica é necessária por conta do sangue, eles são:
- Quando ocorre sangramento frequente, o que faz ser necessária a utilização de mais de um absorvente por dia;
- Perda de sangue em vermelho vivo em qualquer período da gestação;
- Sangramento com a presença ou não de coágulos e dores abdominais;
- Sangramento, perda de líquidos e estado febril.
Portanto, grávida não menstrua! E se há sangue no ambiente pode ser nidação ou qualquer outra coisa menos menstruação. No caso de maiores dúvidas um médico deve ser consultado.