É possível engravidar durante a época de amamentação?

0

Embora muitas mulheres utilizem a época de amamentação como uma forma de não engravidar (pois, devido ao estímulo do bebê de sugar o leite, a mulher deixa de ovular), este método não é aconselhado, já que há grandes riscos de engravidar durante esta época.

Hoje trouxemos um textinho especial para falar um pouco sobre a possibilidade de engravidar durante a época de amamentação e esclarecer todas as suas dúvidas! Vamos lá?

Quais as chances de engravidar durante a época de amamentação?

Durante a fase de amamentação, a mulher passa a ovular menos, devido a uma substância que o organismo feminino libera chamada de prolactina, a qual impede que a mulher ovule e desta forma, os riscos de engravidar são menores.

Quais as chances de engravidar durante a época de amamentação
Fonte/Reprodução: original

Entretanto, este método apenas funciona quando a amamentação é por livre demanda, ou seja, não há um horário específico para realizar a amamentação. Como este tipo de é mais raro (pois muitas mamães têm que trabalhar e não conseguem dar conta) este “método” acaba não sendo contraceptivo.

Cerca de 2% a 15% das mulheres engravidam desta forma, o que mostra que é possível sim, engravidar durante a época de amamentação, por isso a necessidade de sempre buscar um método contraceptivo confiável durante as relações.

Quem amamenta é mais difícil engravidar?

Como dito acima, ao amamentar, o organismo feminino libera uma substância chamada prolactina, que impede que a mulher ovule e por causa disso, as chances de engravidar são menores, contudo, não são impossíveis.

Quem amamenta é mais difícil engravidar
Fonte/Reprodução: original
Related Posts
1 De 95

Se a amamentação for por livre demanda, há maior dificuldade de engravidar. Mas se a amamentação for específica com horários definidos, existem maiores chances de a mulher engravidar mesmo dando de mamar.

É importante lembrar que, caso ocorra a gravidez durante a amamentação isto não é um problema nem para o feto e nem para a sua quantidade de leite, pois o corpo continua a produzir leite enquanto você está grávida e não há prejuízo da gravidez.

Como saber se estou grávida durante a amamentação?

Os sintomas de gravidez durante a amamentação são similares aos sintomas de uma gravidez comum, como dores de cabeça, enjoos, prisão de ventre, etc.

Entretanto, a mulher não deve confundir a sua sensibilidade nos seios e o cansaço (pois amamentar pode ser uma tarefa um pouco cansativa para a mamãe) com gravidez.

Para manter a relação sexual e evitar engravidar, existem métodos contraceptivos específicos os quais você pode usar tais como as pílulas anticoncepcionais hormonais, onde a mais indicada é a progestativa, pois a estroprogestativa pode afetar a produção do leite de forma negativa.

Também existe a possibilidade de usar contraceptivos não hormonais, que são os populares preservativos masculinos e femininos (a famosa “camisinha”).

Como posso saber se estou grávida?

Para saber se você está grávida, basta observar se o seu ciclo menstrual está atrasado ou se você está possui alguns dos sintomas de uma gravidez, tais como dores de cabeça, dores na barriga, prisão de ventre, enjoos principalmente na parte da manhã, maior sensibilidade com cheiros e sabores dentre outros. Você pode utilizar também testes de gravidez disponíveis em farmácias ou até mesmo o de sangue.

Conforme relatamos, é possível sim, engravidar durante a época de amamentação, portanto, é recomendado que a mãe passe a tomar os contraceptivos com até 15 dias após o parto e mantenha os cuidados durante a relação sexual.

Para saber mais sobre estes e outros assuntos sobre maternidade, continue acompanhando nossos textos!

Deixe um comentário