É comum na gravidez sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar?
Durante a gravidez, existem vários sintomas típicos que as grávidas se queixam. A vontade de urinar com frequência e sensação de bexiga cheia é um dos casos mais comuns para esse tipo de situação.
A bexiga, comprimida pelo útero, aumenta gradualmente de tamanho devido ao crescimento do bebê. A vontade de urinar toda hora, começa no início da gestação. Neste caso, é um dos principais sintomas que identificam uma gravidez. Inicialmente, essa consequência acontece devido ao aumento do útero.
Quando a grávida passa pelas duas últimas semanas, a frequência aumenta bastante, isso acontece devido ao encaixe da cabeça do bebê que se enquadra na bacia da mãe, chamado popularmente de ‘’queda do ventre.’’
O que normalmente pode causar sensação de bexiga cheia?
Uma das causas mais populares é a cistite, que é um tipo de infecção urinária. Se acontecer na uretra, ela tem o nome de uretrite. Se o problema acontecer no rim, ela recebe o nome de pielonefrite.
Os casos de infecção urinária, atinge um número maior de mulheres em relação aos homens, porém, devido à diferença de tamanho da uretra e sua distância do ânus, que tem uma diferença nos sexos.
O fato da proximidade da uretra no ânus que a mulher tem, facilita que bactérias se penetrem e habitam no intestino, que fazem com que aconteçam frequentes casos de infecção urinária. Uma informação importante, é que a mulher tem cerca de 5 cm de uretra, enquanto o homem tem uma uretra de 12 cm, que facilita as bactérias a chegarem à bexiga e também aos rins.
Como fica a vontade de urinar no início da gravidez?
Não pense que você é a única grávida que sente vontade em urinar o tempo inteiro! É uma queixa comum na maioria das gestantes, se tiver entre 9 a 16 semanas, os casos aumentam.
No período da gravides, o corpo da mulher sofre uma série de alterações, cujo objetivo é preparar o corpo da gestante para suprir todas as necessidades da gravidez.
Em relação ao aparelho urinário, existe um certo aumento de fluxo sanguíneo para os rins. O hormônio denominado hCG apresenta um aumento, e também é responsável pelo fluxo para os rins e para a pelve. Este aumento é de 35 a 60% em relação a uma mulher que não está grávida. Devido ao aumento de fluxo de sangue, os rins fazem uma produção média de 25% a mais de urina após a concepção.
Este aumento, que ocorre entre 9 a 16 semanas, estabiliza logo após este período. Polaciúria é o nome dado ao aumento de frequência de urina, independente da causa.
Além do aumento urinário, a bexiga tem uma relação íntima com o útero. Conforme o útero cresce, ele comprime a bexiga e faz com que a sensação aconteça de uma forma mais rápida que o comum.
Como é a sensação de bexiga cheia na gravidez?
Dor ao urinar, sensação de bexiga cheia, calafrio e ardência são alguns casos, em alguns mais graves, a gestante pode apresentar casos de febre.
Estes sintomas clássicos são de infecção ou cistite, quando as bactérias e fungos estão alojados na bexiga da gestante. Os casos são comuns, cerca de 50% das mulheres irão passar por pelo menos um episódio da doença em sua vida.
O que pode ajudar com a sensação de bexiga cheia na gravidez?
A grávida pode se sentir incomodada por ter que levantar durante várias vezes para urinar. Às vezes, ela libera um líquido transparente que não tem nada a ver com urina. Para reduzir esse fator, o ideal é fazer uma redução de líquidos antes de ir dormir. Portanto, é essencial se manter hidratada.
Quando a gestação passa pelo período final, algumas mulheres apresentam melhoras quando balançam o corpo enquanto estão no banheiro. Isso diminui a pressão do útero na bexiga até ser corretamente esvaziada. Assim, os líquidos residuais são expelidos na sequência.