Dor no lado direito durante gravidez: o que pode ser

0

A gravidez pode ser um período um pouco difícil para as mulheres, pois devido às alterações hormonais, muita coisa pode acontecer como dores de cabeça, dores nas costas, estresse, aumento no apetite dentre outras mudanças.

Hoje iremos falar sobre uma dor muito comum às gestantes que é a dor no lado direito na gravidez.

Vamos falar sobre o que pode ser essa dor, quando essa dor é normal e quando apresenta riscos e como tratar também.

O que pode ser a dor no lado direito do corpo na gravidez?

Durante a gravidez é normal que a gestante sinta alguns desconfortos, afinal todo o seu corpo está se adaptando a nova vida que está sendo gerada e por isso, existem algumas dores.

O que pode ser a dor no lado direito do corpo na gravidez
Fonte/Reprodução: original

A dor no lado direito na gravidez pode estar associada à compressão que o útero faz para aumentar de tamanho e dar mais conforto ao feto. Essa dor ocorre porque as partes internas do útero estão fazendo todo o possível para “caber” o feto e isso é comum durante o 4º mês de gestação que é o mês onde o tamanho e o peso do bebê estão mudando.

Como são os sintomas das dores do lado direito na gravidez?

Os sintomas da dor no lado direito na gravidez incluem dores na parte direita abaixo, na parte inferior da barriga e se parece bastante com a dor de uma cólica. É preciso ter bastante atenção, pois se as dores forem muito intensas e frequentes, isto pode significar algum problema na gestação, por isso é importante procurar um médico.

O que pode ser dor na parte inferior da barriga na gravidez?

Conforme dissemos acima, na maioria das vezes esse tipo de dor está associada ao aumento das paredes uterinas, mas às vezes pode significar outras coisas, como a apendicite, ou constipação no intestino, gases, pedra na vesícula, dentre outras coisas.

O que pode ser dor na parte inferior da barriga na gravidez
Fonte/Reprodução: original

Por isso, é importante observar se está tudo bem com a gestação e observar os sintomas. Se houver dor intensa durante dias e sangramento, você deve procurar um médico imediatamente.

Related Posts
1 De 152

As dores do lado direito na gestação pode ser sintoma de aborto?

Sim, dependendo da intensidade das dores, sua duração e se há a presença de mais sintomas, pode ser um caso de aborto. Por exemplo, se a dor surge após algum esforço físico e continua mesmo estando em repouso, isto pode indicar alguma contração uterina e consequentemente um aborto.

Geralmente este tipo de dor intensa vem acompanhada de sangramento. É importante, ao longo da gestação, estar sendo acompanhada por um médico e relatar os seus sintomas um por um.

Quais as dores mais comuns na gravidez e como tratar?

Durante a gestação é comum que a gestante sinta algumas dores e aqui selecionamos as dores mais comuns na gravidez e como tratá-las. Confira!

Dores de cabeça

É muito comum que a gestante sofra dores de cabeça durante a gestação embora gestantes com enxaqueca crônica tenham algumas melhoras nesta fase. As dores de cabeça podem estar envolvidas com o fator emocional ou de peso mesmo (alterações no peso do corpo podem afetar o organismo e causar dores de cabeça).

Recomendamos repouso e formas de tratar a dor de cabeça sem intervenção de medicamentos (pois muito são contraindicados para gestantes) tais como cortar uma batata bem gelada ao meio e colocar na testa, onde estiver doendo ou uma compressa gelada.

Cólica

Algumas gestantes podem sentir muita cólica durante os períodos de gravidez e ela ocorre porque o útero está se esticando e se adaptando para caber o feto. Você pode utilizar de uma compressa quente no local e repouso absoluto para melhorar os sintomas.

Dores nas costas, pernas e braços

As dores nas costas, pernas e braços são devido ao peso que o feto traz ao organismo. O ideal é que antes da gestação, a mulher realize exercícios periódicos para fortalecer estas partes do corpo visto que elas irão sofrer mais com o peso da gestação.

Se você gostou de nosso artigo de hoje, continue a acompanhar os nossos próximos artigos.

Deixe um comentário