Dicas para grávidas: com quantos dias posso fazer o teste de gravidez e o que é bom para azia na gravidez?

0

A gestação é um momento mágico na vida de cada mulher, ainda mais para as tentantes que estão tentando engravidar, que todos os meses fazem teste de gravidez para saber se estão grávidas. Por isso, a grande dúvida de todas as tentantes é saber com quantos dias de atraso é seguro fazer o teste de gravidez.

Então, se você tem essa dúvida, continue lendo o post e saiba também dicas extras de como acabar com a azia na gravidez.

O que é um teste de gravidez?

Um teste de gravidez é um exame, de fácil acesso e baixo custo, que detecta o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) através da sua urina. O fabricante do teste indica que a mulher não levante à noite para fazer xixi com frequência e realize o teste logo pela manhã, com a primeira urina do dia, pois ela estará mais concentrada quando você acordar, sendo possível detectar facilmente os níveis de hCG.

Como funciona um teste de gravidez?

O teste de gravidez funciona ao molhar a urina nas tiras de detecção do hCG, conhecido como hormônio da gestação. Vale ressaltar que o hormônio inicia a sua produção cerca de 8 a 10 dias após a fecundação do espermatozoide com o óvulo.

Como funciona um teste de gravidez
Fonte/Reprodução: original

Um teste de gravidez funciona para medir a quantidade mínima de hCG presente na urina, portanto, se a mulher realizar o teste em dias errados pode ter um resultado chamado “falso negativo”.

Qual o melhor momento para realizar o teste de gravidez?

Tudo vai depender da duração da fase lútea de cada mulher, esta fase é chamada de pós-ovulação. Um exemplo, se a mulher tem uma fase lútea que dura 15 dias, e ela sabe que ovulou no dia 01 de maio, provavelmente o dia da sua próxima menstruação será dia 16 de maio, ou seja, 15 dias após a ovulação. Neste caso ela deverá realizar o teste de gravidez pelo menos no dia 11 de maio, 4 dias antes do dia previsto para a menstruação.

Qual o melhor momento para realizar o teste de gravidez
Fonte/Reprodução: original

Porém, como não dá para prever 100 % de certeza qual foi o dia da fecundação, o melhor momento para realizar o teste de gravidez é no dia exato para iniciar a próxima menstruação, no caso do nosso exemplo seria no dia 15 de maio.
Há, inclusive, alguns teste de gravidez que prometem verificar níveis de hcg até 4 dias do dia da menstruação, ou seja, antes da fase lútea terminar.

Quais os sintomas da gravidez?

Os sintomas iniciais da gravidez são compatíveis com o aumento decorrente do hcg na corrente sanguínea: sonolência, cólicas, seios doloridos, enjoos, frequência urinária aumentada e em algumas mulheres ainda pode ocorrer um sangramento leve, chamado de sangramento de nidação, que ocorre no momento que o embrião adentrar na parede do útero.

O que é a azia na gravidez e por que ela acontece?

É um desconforto sentido pelas grávidas, geralmente após o 6º mês de gestação, após ocorrer a expansão do útero, o que acomete os demais órgãos como estômago e esôfago. Essa mudança de localização dos órgãos provoca o aumento da azia na gravidez. Além disso, o hormônio da progesterona, aumentado nesta fase da vida, também provoca o aumento da azia e problemas estomacais, por isso as mulheres tendem a ter enjoos no início da gravidez.

Como aliviar a azia na gravidez?

Para aliviar a azia na gravidez existem diversas táticas, como estas elencadas abaixo:

  • Não consumir líquido junto com refeições de grande volume, como almoço e jantar;
  • Não deitar após se alimentar, indicado esperar 45 minutos;
  • Na hora de dormir, elevar a cabeceira da cama em pelo menos 10 cm;
  • Evitar o consumo de alimentos ácidos como limão, laranja e abacaxi;
  • Evitar alimentos ricos em cafeína como café, chás e chocolate.

A gestação é um momento mágico e bastante sonhado pela maioria das mulheres, mas com ela também existem modificações no corpo e alterações psicológicas. Sendo assim, se você é tentante, vale a pena ter um ou outro teste de gravidez em casa caso você venha a sentir alguns sintomas iniciais de gravidez. Se você já está grávida, siga as dicas elencadas aqui para evitar azia e melhorar os sintomas de desconforto gástrico.

Deixe uma resposta