Todo cuidado é necessário para manter uma boa saúde na gravidez, afinal, durante a gestação seu corpo está passando por inúmeras mudanças para abrigar um bebê, mesmo para quem já teve outros filhos ou para quem é mamãe de primeira viagem, a atenção para esses cuidados continua precisando de atenção.
Confira neste post, dicas importantes de saúde na gravidez e cuidados necessários para a gestação.
Por que é importante a saúde na gravidez?
A saúde na gravidez é importante não somente para o bebê, mas para a mamãe também. É errado se preocupar apenas com a vida que está sendo gerada, pois como mencionamos, o corpo da gestante está passando por mudanças para abrigar o bebê, o que exige das suas condições físicas, hormonais e também emocionais.
Que sintomas no início da gravidez são comuns e como ocorrem?
No início da gravidez, é normal lidar com alguns sintomas que indicam que algo está acontecendo no seu corpo, cólicas abdominais, sensibilidade nas mamas, alterações no muco vaginal e aumento de libido podem ser alguns deles.
Por isso é bom que conheça bem o seu corpo, para conseguir identificar quando alguma coisa está diferente, veja abaixo como esses sintomas costumam aparecer:
Cólicas abdominais
Podendo aparecer do primeiro ao terceiro trimestre da gravidez, as cólicas abdominais acontecem por conta do aumento no volume do útero. Ao ter uma dessas cólicas é normal pensar que seja sobre o período menstrual, mas caso não seja seguida por uma menstruação, é melhor procurar um médico e fazer um teste.
Sensibilidade nas mamas
A sensibilidade e dores nas mamas são sinais que o corpo dá mediante as alterações e aumento de produção hormonal, e vale lembrar que ao se preparar para a amamentação, as mamas também aumentam e isso pode gerar essa sensibilidade.
Alterações no muco vaginal
Também devido às mudanças hormonais, o muco vaginal pode se apresentar com uma aparência mais leitosa com corrimento fino e claro.
Aumento de libido
Nos 3 primeiros meses de gestação, a produção hormonal fica concentrada nos ovários e por ser tão estimulado ele pode acabar produzindo testosterona em grande quantidade, fazendo com que o desejo sexual aumente.
Esses são os sintomas mais conhecidos da gravidez mas vale lembrar que cada corpo reage de uma forma diferente, então é possível que outros sintomas apareçam. Mas o importante é que depois da confirmação de que você está grávida, é necessário que você dê atenção total à saúde na gravidez.
Quais mudanças comuns no corpo da mulher na gravidez?
Não é só a barriga que cresce ao passar dos meses, outras mudanças também podem ocorrer durante o período, são elas, e algumas você ter cuidado para que não afete a sua saúde na gravidez, confira:
Ganho de peso
Por esse algo comum, há quem pense estar livre e no direito de “comer por dois”, mas esse pensamento não é recomendado, o ganho de peso na gravidez pode ser controlado por um médico ou especialista nutricional através de dieta e exercícios.
Inchaço nos pés
O inchaço nos pés podem aparecer gradativamente, chegando ao seu máximo na reta final da gestação, com isso, também é comum se sentir cansada constantemente, por isso, o ideal é que não faça atividades pesadas, controlando sempre o seu repouso.
Vontade de urinar mais vezes
Assim como bate aquela vontade de ir ao banheiro mais vezes para urinar, é comum a gestante ter prisão de ventre também, isso pode acontecer pelo aumento do útero e também por um ressecamento hídrico, essa vontade costuma aparecer como sinal de gravidez ou entre a sexta e oitava semana da gestação.
Aumento da temperatura corporal
Por conta da progesterona, a temperatura corporal de uma gestante aumenta, fazendo com que sintam mais calor e tenham ondas quentes sobre o corpo, fazendo com que sua pele fique mais quente.
Além disso, é normal sentir a pele mais grossa e ressecada e cabelos mais grossos também. Nada que uma boa skincare e uma hidratação não resolva.
Como a alimentação na gravidez contribui com a saúde?
Não há nenhuma desvantagem em manter uma boa alimentação na vida e principalmente uma boa saúde na gravidez, essa prática pode te ajudar a controlar o aumento de peso e prevenir doenças que costumam aparecer nesse momento como a pré-eclâmpsia e as diabetes gestacional.
A importância do pré-natal durante a gravidez
O pré-natal acompanha todo o desenvolvimento da gestação até o momento do parto, é através dele e dos exames realizados que problemas são detectados, sejam eles fetais ou maternos, o que minimiza riscos para a mãe e seu bebê. Assim você consegue manter uma boa saúde na gravidez.
De fato, conhecimento nunca é demais e a saúde na gravidez nunca deixará de ser importante. Por isso se informe e absorva conteúdos relacionados à gravidez e todo o período gestacional, nada é tão complicado quanto parece e com certeza você vai conseguir tirar isso de letra.