Dia da menstruação: Mais de 5 dicas de como controlar. Confira!
O controle da menstruação pode ser uma tarefa, e uma rotina, por vezes confusa justamente porque muitas mulheres possuem o ciclo desregulado, por uma série de motivos.
Fatores hormonais, que podem ser genéticos ou influenciados pelo estilo de vida, em termos de alimentação e sedentarismo, rotina e nível de estresse, influenciam na menstruação.
Mas sem dúvida a maior questão que envolve o controle da menstruação são os sintomas, que além de variar de mulher para mulher, podem ser mais ou menos intensos.
Menstruação: aprendendo a ter o controle de sintomas
O controle da menstruação é a melhor saída para lidar com os sintomas. Estar preparada ajuda a mulher até na parte psicológica, pois quando se sabe o que vem, torna-se mais fácil combater. Torna-se praticamente um exercício, um hábito.
Regular o calendário é uma das táticas para ter o controle menstrual. Marcar as datas a cada ciclo, bem como a duração do fluxo e quais sintomas, por ordem de intensidade, são algumas das formas de buscar um entendimento e solução para esses problemas.
Como cortar a menstruação quase instantaneamente?
A menstruação pode ser suspensa de uma vez só. Para isso, é preciso que a mulher esteja imersa em água ou que ingira as seguintes substâncias:
- Vinagre de maçã, de 2 a 3 colheres por dia
- Feijão verde – com capacidade de reduzir ou parar o fluxo
- Raiz de angélica, folha de framboesa, bolsa de pastor ou salva de jardim
- Remédios capazes de regular a menstruação
Ainda que a receita médica se refira especificamente aos remédios reguladores, é importante consultar seu ginecologista antes de ingerir qualquer substância, ainda que natural e fitoterápica.
O que pode ser quando a menstruação vem e para?
Em alguns casos, a menstruação pode chegar e sofrer uma interrupção abrupta, isso pode estar ligado ao uso de anticoncepcionais, ou, na outra ponta do aspecto, pode ser o sangue da nidação que indica a gravidez.
Dias da Menstruação: como mudar, atrasar e diminuir quantidade de dias
Controle da menstruação que envolve o cálculo dos dias também é um método que permite à mulher se preparar melhor para os sintomas e ter bem-estar.
Como mudar o dia
É possível mudar o dia da menstruação. O uso de aspirina, chá de canela ou artemísia. Essas substâncias fazem o fluxo vir mais rápido.
Também é possível mudar o dia a partir de remédios e planejamento do calendário com acompanhamento médico.
Como atrasar alguns dias
Não existe uma solução caseira para atrasar a menstruação. É preciso tomar Primosiston, com acompanhamento do ginecologista. Esse remédio evita a ovulação por meio de ação hormonal.
Como diminuir quantidade de dias
Dois tipos de pílulas anticoncepcionais são capazes de diminuir tanto a quantidade de dias quanto o próprio fluxo.
Regulagem da menstruação por anticoncepcionais
O controle da menstruação por anticoncepcionais deve ser autorizado e receitado pelo ginecologista. As pílulas são usadas para diminuir o fluxo e regular sua frequência. Indicadas para mulheres que menstruam duas ou mais vezes no mês, ou aquelas que passam mais de um mês sem menstruar.
A pílula que não tem pausa de dias é indicada para mulheres com fluxo muito volumoso e irregularidade acentuada. Em geral, elas param completamente o fluxo menstrual.
Seja qual for o método de controle escolhido, é importante sempre buscar um médico antes. Afinal, sua especialidade é cuidar do bem-estar das mulheres, que merecem o máximo de conforto e descanso nesse período.