Cada gravidez é especial na vida das mamães. Porém, para algumas, esse período também pode ser marcado por um incômodo e temido problema: as estrias. Entenda melhor o que são as estrias e com surgem na gravidez, e o que é mito e o que é verdade sobre o assunto. Saiba tudo o que precisa para cuidar da sua saúde e bem-estar da pele nesse momento tão especial. Acompanhe!
Estrias na gravidez
Durante a gestação há o aumento de volume do corpo, inclusive a elasticidade da pele com crescimento da barriga. Além de mudanças hormonais, que também podem provocar o aparecimento das estrias. Elas se manifestam como linhas escuras na pele, mais comuns na região abdominal, bem como nas mamas, flancos, coxas e nádegas. De acordo com pesquisas, entre 50 a 90% das mulheres grávidas desenvolvem estrias.
Verdades sobre as estrias!
Existe predisposição genética?
Verdade: Existe sim uma predisposição genética envolvida ao surgirem estrias no período da gravidez. Além disso, quanto mais jovem for a grávida, menor a chance de desenvolver as linhas na pele.
Ganho de peso durante a gravidez influencia?
Verdade: Segundo os especialistas, o ganho de peso excessivo na gravidez pode ser o fator que contribui para o surgimento das estrias.
Existem formas de prevenir as estrias?
Verdade: Sim. Cuidar bem da pele do corpo é fundamental na prevenção ou redução do surgimento de estrias, inclusive na gravidez. Usar cremes e óleos próprios para gestantes diariamente, é o recomendado para hidratar e proteger a pele.
Espero que tenha gostado do artigo e continue acompanhando o Manual das Fraldas para se mante atualizado com os assuntos mais simples, polêmicos ou curiosos sobre gravidez e bebês!
Confira também: Quais as mudanças ocorrem com a pele na gravidez?