Muitas mães têm dúvidas sobre cuidados com o abdômen na gestação, quais exercícios podem fazer e como manter saudável. Os exercícios físicos trazem diversos benefícios, como: redução de dores, melhoramento do sono e da circulação, e redução de ganho de peso.
Para aprender quais cuidados tomar, confira todas as orientações deste artigo.
Quais cuidados do abdômen durante a gestação?
Um mito comum, é que as grávidas devem parar toda e qualquer atividade física, e aderir uma vida de descanso 24 horas do dia. É fato que o corpo passa por várias mudanças, com o objetivo de fornecer as melhores condições para o desenvolvimento de bebê, e lidar com essas alterações que causam cansaço e até certas dores que são fáceis.
Porém, é necessário mesmo assim estabelecer uma rotina de exercícios, alinhados com uma alimentação saudável, pois isso trará mais tranquilidade e qualidade de vida durante a gestação e no pós parto. Essas atitudes além de trazerem mais saúde para a mãe, contribuem para a do bebê.
Dicas de cuidados com a postura
É importante adotar dicas que ajudam a reeducar a postura, já que nessa fase muitas gestantes acabam por forçar desnecessariamente a coluna e articulações. Confira algumas dicas aplicadas a situações do dia a dia.
Ao ficar de pé
A gestante deve colocar seu peso na parte da frente dos pés, e não no calcanhar. Flexionar um pouco o joelho, e contrair as nádegas.
Caminhada
Roupas confortáveis como vestido devem ser prioridade, os calçados devem ser nivelados e sem salto, ou com saltos baixos.
Para caminhar é necessário tocar o chão inicialmente com o calcanhar, e posteriormente impulsionar o levantamento dos pés com os dedos.
Sentar
É adequado cadeiras com encosto e braço para apoio e sentar-se amparando bem as costas, e no caso de muito tempo sentada, mexer os pés para estimular a circulação.
Dicas de exercícios que fortalecem o abdômen na gestação
Confira alguns exercícios que ajudam na gestação:
Agachamento com bola Suíça
Consiste em posicionar-se a frente de uma bola Suíça, que ficará para a parede, e fazer agachamentos enquanto a bola rola pelas costas.
Hiperextensão no banco romano
Compõe-se de flexão de quadril e posteriormente uma hiperextensão da lombar. Esse exercício ajuda a diminuir toda a tensão gerada nos músculos trabalhados durante a gravidez.
Abdominal do gato ou alongamento do gato
Esse exercício consiste em ir arquear as costas, na posição de quatro apoios, enquanto controla a respiração.
O benefício é o fortalecimento do abdômen.
Quais benefícios dos exercícios abdominais na gravidez?
Confira abaixo os benefícios dos exercícios abdominais na gravidez:
- Melhoramento da postura
- Melhor qualidade de vida e disposição
- Melhoramento do sono
- Alívio de dores, principalmente na coluna
- Fortalecimento do abdômen
- Melhor recuperação pós-parto
- Ajuda no trabalho de parto
- Diminui o aumento de peso
Esses são os benefícios apresentados pelos exercícios, vai contra a inatividade na gestação, e provar a importância de uma vida equilibrada para qualquer pessoa, inclusive gestantes.
O que a gestante deve evitar em atividades físicas ou exercícios?
Alguns exercícios precisam ser evitados, para não trazer complicações para a gestação, são eles:
- Corridas
- Exercícios que possuem saltos
- Qualquer abdominal que gere pressão intra-abdominal, como: remador e abdominal curto.
Para um melhor aproveitamento dos exercícios é indicado uma orientação profissional individualizada, prioriza assim a saúde da gestante. Um profissional sabe indicar o mais adequado para cada pessoa, ao considerarmos todas as variáveis.
Aproveite todas as dicas para promover o bem-estar e a felicidade.