As mudanças na pele na menopausa podem causar um incômodo bem grande em diversas mulheres. Dentre todos os problemas que podem ser causados nessa época, a pele é mais um dos prejuízos que aparecem durante a menopausa.
Mas com algumas dicas você consegue enfrentar esse momento e não deixar que a pele na menopausa seja danificada. Para te auxiliar nessa fase da vida, preparamos um guia com diversas dicas sobre a pele na menopausa.
Mudanças na pele mais comuns durante a menopausa
Todo corpo sofre com as alterações hormonais que acontecem durante a menopausa. A pele na menopausa pode sofrer com a diminuição do colágeno, se tornando mais fina, ressecada e propensa a danos por se tornar mais fina também.
Dependendo do tipo de pele, também podem começar a aparecer rugas, acne, maior incidência de pelos e até mesmo feridas e manchas roxas.
Sintomas da menopausa com reações na pele
Alguns sintomas na pele da menopausa são bem característicos.
Os mais relatados pelas mulheres são:
Coceira
Por conta do ressecamento, a coceira na pele é um dos sintomas mais relatados. Nesse caso, o médico pode prescrever alguns hidratantes que vão ajudar a manter a pele hidratada e consequentemente diminuir muito a coceira.
Vermelhidão
Devido às ondas de calor, algumas mulheres também percebem a pele esquentar e até mesmo ficar muito vermelha. Normalmente, a região do rosto, tórax e até do pescoço ficam muito vermelhas.
Pele sem brilho
Como a pele fica mais ressecada, principalmente por conta da redução do estrógeno e do colágeno, as mulheres também percebem que a pele se torna mais opaca, sem brilho e podem até mesmo perceber uma certa flacidez.
Como proteger sua pele dos danos causados por hormônios durante a menopausa?
A melhor maneira de resolver esses problemas causados pela menopausa, é realmente preveni-los. Ou seja, quanto mais cedo você começar os cuidados com a pele, menos impacto ela sofre quando a menopausa chegar. Aprenda a seguir algumas dicas de como cuidar da pele na menopausa:
Use hidratantes
Seu ginecologista ou até mesmo ginecologista pode recomendar hidratantes específicos para evitar o ressecamento da pele. Dessa forma, ela se torna muito mais hidratada, macia e consequentemente mais bonita.
Beba muita água
O consumo de água é indispensável para manter a hidratação do corpo todo e também proporciona muita diferença na pele.
Reposição hormonal
A reposição de hormônios durante a menopausa é um tratamento feito de forma personalizada para cada mulher. Dessa forma, todos os impactos da menopausa são minimizados e cada vez mais vem sendo realizada.
Como a alimentação ajuda no cuidado com a pele na menopausa?
Além das dicas acima, a alimentação também é extremamente importante para cuidar da pele na menopausa. Porque é através da alimentação que nosso corpo recebe todos os nutrientes, vitaminas e fibras que nosso corpo precisa para funcionar corretamente.
E uma alimentação balanceada e saudável também causa impacto na pele na menopausa. Conheça alguns alimentos que podem te ajudar nessa fase:
Vitamina C
Fundamental por ser antioxidante, a vitamina C ajuda o organismo a absorver mais colágeno, que tem papel fundamental na elasticidade e firmeza da pele.
Vitamina E
Essa vitamina consegue evitar o surgimento de rugas e também consegue aumentar a hidratação.
Ômega 3
Com propriedades anti-inflamatórias e também antioxidantes, o ômega 3 também consegue agir a favor da sua pele, evitando por exemplo as temidas acnes.
Esses são apenas alguns cuidados que vão te ajudar a manter a pele na menopausa mais bonita, saudável e ainda ajudar na sua autoestima. Sempre consulte seu médico, para que o tratamento seja conduzido da melhor forma para suas necessidades.