Cuidados ao receber visitas para o recém-nascido
O primeiro mês após o nascimento do bebê é mágico, difícil e tumultuado, o recém-nascido precisa de espaço, conforto, carinho e em primeiro lugar, uma atenção incondicional da mãe, esse é o mês de aproximação entre recém-nascido e mamãe.
A primeira semana não é muito indicada para receber visitas, mas entendemos que os parentes estão loucos para conhecer o novo integrante da família.
Mesmo que você tenha lido várias coisas a respeito de maternidade, você nunca vai estar totalmente pronta para isso, cada maternidade é única, cada experiência que se conquista a partir dela também.
A primeira semana, os primeiros meses são importantes, porém, a mãe não precisa provar o que é ser mãe, porque ela aprende como é na prática e não na paranoia de querer ser o que nunca experimentou, ou o que experimentou com outros.
Entenda, a mãe e o recém-nascido precisam de privacidade e nada melhor do que respeitar isso, então para garantir o conforto de todos você precisa tomar certos cuidados.
Quando o recém-nascido pode receber visitas?
A partir de dois meses de vida é indicado que os recém-nascidos recebam visitas, por já estarem com as vacinas importantes inseridas no organismo e por não terem mais alto risco de nenhuma categoria de contaminação.
Não pense que isso é exagero, eles são pequenos e indefesos e não suportam o que adultos suportam, então qualquer doença, até mesmo respiratória podem ser um problema muito grande para o recém-nascido.
Caso a mãe peça para esperarem um pouco até vê o bebê, respeite isso, afinal, ela está pensando apenas no bem-estar do filho e com tantas doenças hoje em dia, a segurança para o bebê nunca vai ser exagerada demais. E caso você esteja com alguma enfermidade, tenha o senso e não vá visitar o bebê.
Quais cuidados higiênicos as pessoas devem tomar na hora da visita a um recém-nascido?
O bebê é uma pessoa frágil demais e no primeiro mês é fundamental que quem vá fazer uma visita seja exigente com coisas simples, como manter a higiene impecável, então, o cuidado com as mãos deve ser primordial, já que você não vai se conter e vai querer segurar no colo.
Lave bem as mãos, use álcool gel, caso seja fumante não faça isso perto, ou antes, não use cremes e perfumes fortes demais, o bebê pode ter irritações na pele e talvez respiratórias por conta dos produtos.
Grupo de pessoas pode visitar um recém-nascido?
Para um recém-nascido, muito barulho é de fato estressante, um verdadeiro incômodo, portanto, um grupo de pessoas é sinônimo de muito barulho e isso, não pode ocorrer perto do bebê. Ele está acostumado com o barulho do útero, o restante é tudo muito novo, então não é recomendável muitas pessoas de uma vez só para fazerem uma visita.
Porém, isso depende demais da rotina familiar ou do lugar onde moram, se morarem numa casa repleta de gente e com muito barulho, bom, o bebê já tem meio caminho andado para não se incomodar e achar tudo muito assustador.
Para evitar doenças esse bebê precisa ser mantido a “sete chaves”, ou seja, evite aglomerações de crianças e adultos com imunidade baixa por perto, caso a mãe não goste que peguem o bebê no colo, respeite e entenda o lado deles, até porque, logo ela vai liberar e vocês poderão dar muito amor e carinho para o recém-chegado.
Quais cuidados ao receber visitas para um recém-nascido?
Você precisa de alguns cuidados para visitar um recém-nascido, pensa só, fará um bem gigantesco para o bebê, para a mãe e para você. Você precisa avisar que vai ou pedir para ir, isso é um cuidado importante, porque às vezes a mãe não está muito bem ou o bebê e você não vai querer chegar numa hora ruim ou em um momento delicado.
Por favor, faça uma visita rápida, não fale para a mãe vou de manhã e sair com apenas minutos para a hora de dormir, por mais que queira ajudar, isso não ajuda, o primeiro mês é costume mãe e bebê e não mamãe, bebê e visita.
A pessoa precisa pensar no bem-estar do recém-nascido o tempo inteiro, por isso, cuidado ao contato com ele, não pode beijar bochechas, mãos e pés, ele ainda não está vacinado, tão pouco acostumado com todas as bactérias que o nosso corpo tem.
Nunca, jamais, em momento algum você pode visitar o bebê se estiver doente, sei que isso é o básico a se pensar, porém, nunca mesmo visite ele assim a saúde do bebê é primordial e você pode se recuperar e então, visitar o recém-nascido 100% bem.