Covid 19 pode aumentar a infertilidade masculina?
Após o início da pandemia de Covid 19, várias sequelas em pacientes passaram a ser observadas pelos cientistas. Uma das mais relatadas e mais curiosas foi o aumento da infertilidade masculina devido à infecção com o vírus.
Muitos casais passaram a procurar formas de reprodução artificial devido ao homem do casal ter se infectado. Mas como o vírus pode ter relação com a saúde reprodutiva masculina? É isso que vamos conferir agora.
Como a Covid 19 pode aumentar a infertilidade masculina?
Depois de muita especulação e muito estudo por parte dos especialistas, foi comprovado que há possibilidade de maior infertilidade masculina devido à infecção com o coronavírus. Isso ocorre porque a infecção altera os níveis hormonais necessários para a reprodução, e o tempo que leva para voltar ao normal pode ser longo.
Além de alterar a função hormonal, a covid 19 também atua muito sobre a circulação sanguínea. Por atacar a parte respiratória, o oxigênio tem muito mais dificuldade para chegar ao sangue, o que faz com que o sangue oxigenado tenha mais dificuldade de chegar em todos os locais do corpo, o que inclui a região do pênis e todos os seus auxiliares.
Lesões testiculares que podem ser provocadas pela Covid 19?
Agora que você conhece as formas que o vírus auxilia na infertilidade masculina, podemos comentar sobre algo mais específico. A região testicular é um dos pontos mais atacados pelo vírus da covid, coisa que traz as mais variadas consequências.
A função dos testículos
Não dá para falar de sistema reprodutor masculino e não citar os testículos, certo? Eles têm a função de produzir vários hormônios masculinos, dentre eles a testosterona, essencial para o crescimento de pelos, massa muscular e afins. Por fim, os testículos são responsáveis por produzir o esperma.
Entretanto, foi detectado pelos especialistas que em vários casos de infecção com o covid 19 houve a invasão do vírus em células dos testículos, explicando a dificuldade para o órgão realizar seu trabalho corretamente que por consequência, gera a infertilidade masculina.
Sintomas da deficiência da testosterona
Como consequência direta da invasão da covid 19 no sistema reprodutor masculino, é de se esperar que a testosterona sofra uma queda das grandes. Porém, como detectá-la? O melhor a se fazer é procurar um andrologista ou um urologista para que os seus problemas sejam checados de maneira profissional.
No entanto, há alguns sintomas que o corpo apresenta para alertar que está na hora de procurar o especialista. O principal é a diminuição da libido, devido ao dano causado no órgão produtor do hormônio. A partir desse sintoma, surgem outros como dificuldade de atingir orgasmos, menos desejo sexual, entre outros.
Quais preocupações com o impacto futuro relacionados à infertilidade masculina?
A maior preocupação é a instabilidade das relações amorosas, devido ao desespero de casais que sonham com uma família e não conseguem devido às complicações reprodutivas do marido, coisa que pode causar um aumento significativo do número de divórcios.
Outro ponto que vale ser citado é o aumento da procura de técnicas de reprodução artificial devido à infertilidade masculina, o que não é ruim por si só. A grande questão é que essas técnicas não são tão acessíveis e é necessário uma clínica de confiança para que o procedimento ocorra sem frustrações.
Com isso, terminamos aqui. Espera-se que agora você saiba os riscos que a covid 19 apresenta para as funções reprodutoras e como ela aumenta a infertilidade masculina. Se curtiu, ajude na divulgação com o compartilhamento para outras pessoas e volte sempre no site para mais informações.