Corrimentos no pós-parto: quando se preocupar?

1

Os corrimentos no pós-parto são, na maioria das vezes, um processo normal que o corpo da mulher passa e pode durar algumas semanas sem qualquer tipo de complicação. Porém, em alguns raros casos, esses corrimentos no pós-parto podem sim indicar que alguma coisa não está tão bem.

Por conta disso, é muito importante que a mamãe fique atenta a todos os sinais do seu corpo e em qualquer sinal diferente, procure orientação do seu médico. Para que você entenda os corrimentos no pós-parto, quando são normais e a hora certa de procurar ajuda, confira todas as nossas dicas no texto a seguir.

Como é o corrimentos no pós-parto?

O principal dos corrimentos no pós-parto, é o sangramento abundante. Esse tipo de corrimento se assemelha muito a um fluxo menstrual mais intenso, porém é chamado de lóquio. Esse corrimento é vermelho intenso e com o passar dos dias, vai evoluindo para uma coloração mais amarronzada.

Como é o corrimentos no pós-parto
Corrimento. Fonte/Reprodução: original

O lóquio pode durar até 10 dias e é recomendado o uso de fraldas ou absorventes pós-parto. Porém, os corrimentos no pós-parto podem durar até 6 semanas e varia de acordo com cada mulher.

Sangramento pós-parto no local da incisão

Seja na cesárea ou em caso de laceração vaginal no parto normal, os pontos precisam de atenção especial para que não inflame e cause outros problemas.

Se você teve um parto normal e sofreu uma laceração, os pontos precisam de atenção na hora da limpeza, pois esse é um local propenso a diversas complicações, justamente por ser úmido. 

Sangramento pós-parto no local da incisão
Sangramento pós parto. Fonte/Reprodução: original

É importante limpar bem após usar o banheiro e se desejar, absorventes caseiros feitos com barbatimão e camomila são excelentes formas naturais de acelerar a cicatrização e evitar diversos incômodos.

Já na cesárea, a incisão abdominal demora mais tempo para curar, por conta das diversas camadas cortadas durante a cirurgia. Nesse caso, a cicatrização completa varia entre 4 e 6 semanas. Também é importante limpar de acordo com indicação médica e caso seja necessário, a retirada dos pontos também deve ser feita com ajuda de um profissional.

Independente do tipo de incisão, normalmente elas não sofrem com nenhum tipo de secreção. Então, caso isso ocorra, busque orientação médica, pois pode indicar algum tipo de inflamação ou até mesmo infecção.

Related Posts
1 De 8

Quando o sangramento no corrimento pós-parto pode ser sinal de alerta?

Agora que você já sabe quais corrimentos no pós-parto são normais, é necessário saber quando eles são um sinal de alerta e precisam de ajuda profissional. Abaixo, confira o que observar sinais nos corrimentos no pós-parto que podem indicar gravidade:

Febre

A temperatura elevada é um dos principais sinais de infecção ou inflamação. Por isso, se a mamãe estiver com mais de 37,8°C por mais de um dia, vale a pena ligar para seu médico obstetra.

Sangramento intenso

Apesar de normal nos primeiros dias, o sangramento intenso não deve durar mais de 4 dias após o parto. Se depois desse período, a mulher ainda continuar sangrando de forma abundante, é mais um sinal de que há algo errado com seu pós-parto.

Presença de coágulos

É normal na menstruação e no após o parto, os coágulos podem ser normais ou, se aparecerem em um tamanho grande ou em muita quantidade, também é indicado buscar ajuda médica.

Cheiro desagradável

O lóquio tem um cheiro diferente do cheiro da menstruação, mas não é para ser desagradável e nem causar incômodos. Se você perceber algum tipo de odor diferente e desagradável nos seus corrimentos no pós-parto, também pode indicar infecção.

Sinais de infecção

Alguns sinais de algo não está bem são vermelhidão, corrimento contínuo ou abundante, inchaço e calor na cicatriz, seja da cesárea ou laceração, também devem ser relatados ao médico assim que forem percebidos.

Apesar de muito comuns e sem indicar qualquer tipo de anormalidade, os corrimentos no pós-parto também podem servir como um sinal de alerta. Por isso, fique sempre atenta a todos os sinais que seu corpo dá e em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico obstetra ou ginecologista.

Mostrar comentários (1)