É uma dúvida recorrente em várias mulheres, se corrimento marrom é gravidez ou um sinal de algum problema. O corpo humano é complexo, o da mulher é provavelmente ainda mais. O processo de gravidez é um dos mais intrigantes, maravilhosos e misteriosos que conhecemos, e o ato de gerar vida é algo que pode causar inúmeras preocupações e distúrbios relacionados à saúde do bebê e da mãe.
Vamos entender mais sobre esse processo em uma das questões que mais pode preocupar e gerar falsos alertas às mulheres e casais: corrimento marrom é gravides ou não?
Quando o corrimento marrom pode ser indicio de gravidez?
A complexidade de mudanças biológicas relacionadas à gravidez pode gerar inúmeras dúvidas e essa é uma delas. Em uma pergunta e resposta direta: “o corrimento de cor marrom é gravidez?”.
Quando o óvulo é fecundado e vai se alojar no útero, pode ocorrer algum tipo de rompimento em um vaso sanguíneo, que irá causar um pequeno sangramento visível no corrimento feminino. Essa secreção muitas vezes é imperceptível na maioria das mulheres, mas, ela pode sim sinalizar uma gravidez caso identificada, e essa secreção dura geralmente de 2 a 3 dias.
Como é o corrimento no início da gravidez?
O corrimento marrom como descrevemos acima é chamado de “nidação”. É incomum, mas acontece e pode sinalizar gravidez.
Mas, um sangramento pode ocorrer após os primeiros dias e afeta cerca de 30% das grávidas. Sempre que algo dessa forma ocorrer, o ideal é procurar o médico ginecologista para que ele investigue a causa.
Corrimento marrom na gravidez
Como dito, caso já souber que está gestante e identificar o corrimento marrom, é de suma importância procurar um médico. Embora nem sempre seja sinal de perigo, é sempre bom investigar as razões.
Outro fato que contribui para o corrimento marrom na gravidez é caso seja realizada uma relação sexual enquanto gestante. A vagina da mulher e todos seus órgãos reprodutores estão super sensíveis, o que pode ocasionar uma pequena lesão que, por sua vez, leva a um corrimento de cor marrom.
Quais as causas de corrimento vaginal marrom?
Tratamos já de ocasiões onde uma gestante pode apresentar um corrimento marrom e quando isso faz relação com a gravidez. Porém, esses não são os únicos fatores, e outras causas não relacionadas a gravidez podem ocasionar o corrimento de cor marrom. Vamos conhecer mais algumas causas:
Fonte/Reprodução: original
Corrimento marrom tomando anticoncepcional
O anticoncepcional hormonal, as vezes, altera o ciclo menstrual e isso pode ocasionar eventuais sangramentos fora de hora. Caso a gestante utilizasse anticoncepcionais um pouco antes de engravidar, ela pode ter um sangramento aleatório durante a gestação. Isso é comum e não significa nada grave.
Quando pode ser infecção vaginal?
O corrimento marrom é um sinal comum em infecções vaginais. Fique atenta a outros sintomas que acompanham a infecção como: ardência na hora de urinar, ardência nas relações sexuais, dor pélvica, incômodo na região e mau cheiro no corrimento.
Como dito acima, o corrimento marrom é gravidez, em certos casos, mas também pode indicar outras situações. Por isso, é sempre bom buscar o profissional que lhe acompanha para descobrir qual a justificativa para esse acontecimento.
Gostou do texto, continue aqui com a gente e acompanhe nossos conteúdos, temos certeza que você aprenderá muita coisa interessante sobre o mundo da maternidade!