Cordão umbilical: entenda tudo sobre!

0

É fato que a conexão entre mãe e filho é algo às vezes surreal, e que acontece pelo cordão umbilical, essa matéria explicará um pouco melhor os laços maternos. Então confira abaixo tudo sobre essa ligação entre mãe e filho, e todas as características dessa forte conexão materna.

Qual a função do cordão umbilical?

Se você acredita que seu umbigo perdeu sua utilidade, depois que nasceu, está correto. Esse fato acontece porque o feto não precisa mais ser alimentado através do cordão umbilical e a utilidade original do cordão umbilical se encerra.

Qual a função do cordão umbilical
Fonte/Reprodução: original

Para conseguirmos entender qual a função do cordão umbilical, precisamos primeiro pensar em como funciona o processo nutritivo do feto. Então essa entrega entre mãe e filho começa logo no início da gestação isso porque os nutrientes mais importantes para a formação do feto estão na placenta.

 E é no sangue da mãe que tá o oxigênio necessário para o feto se desenvolver, e vir uma criança saudável. A função do cordão umbilical é atuar como uma ponte entre a mãe e o bebê.

Como é formado o cordão umbilical?

No início da gestação pode ser observado o desenvolvimento através de exames de ultrassom. Através desses exames é observado o fluxo sanguíneo e outros aspectos do cordão. Por volta da quinta semana de gestação é finalizado o processo de formação do cordão umbilical. 

Pode variar para até 50 centímetros de comprimento, e 2 de diâmetro. Não tem muita relevância durante a gestação, mas em uma situação adversa o cordão pode ser exageradamente grande e isso pode levar com que ela saia pelo canal da vagina antes do feto, podendo prejudicar a gravidez. Em outros casos pode também ser muito curto, o que dificultaria a realização do parto tradicional. 

Related Posts
1 De 46

Qual a importância do cordão umbilical para o bebê na gestação?

Na maior parte dos casos o cordão umbilical atuará na formação e sobrevivência do feto. Mas, além disso, existem outras 4 funções essenciais: 

  • Transportar oxigênio para o feto. 
  • Presença de células-tronco, fundamentais para o desenvolvimento.
  • Transportar anticorpos da mãe para o feto, fortalecendo o sistema imunológico da criança. 
  • Eliminação de resíduos da alimentação do bebê, de volta para o sangue materno. 

 O cordão umbilical tem papel essencial na formação do feto pois é através dele que vem os nutrientes. O processo nutritivo é feito através dele por um saco conhecido pelo nome de vitelino.  Além das funções já mencionadas, outra função dada ao cordão umbilical pode ser armazenar sangue que contém células-tronco, 

O que é feito com o cordão umbilical após o nascimento do bebê?

Após retirar o cordão umbilical no momento do parto, ele pode ser armazenado, pode ser eternizado pela mãe através da resina ou pode ser doado para instituições médicas de cunho público ou privado, como forma de ajudar outras vidas.

As células-tronco podem ser essenciais para prevenir alguns tipos de doenças do corpo humano, por este motivo algumas mães podem optar até por congelar o cordão umbilical. Para isso acontecer, seria necessário que os pais escolhessem um banco particular, especializado em criogenia.

Em resumo essa ligação entre mãe e filho não se dá à toa. O cordão umbilical é muito útil durante a gestação e após o nascimento ele ainda pode ser aproveitado para ajudar alguém, ou em outros casos conservado para eternizar essa ligação. 

Já o nosso umbigo, se torna só uma cicatriz, essa cicatriz em alguns casos, enquanto ainda se é um bebê, pode gerar uma inflamação que faz com que alguns umbigos fiquem com relevo para fora, quando a cicatrização não ocorre corretamente. 

Deixe um comentário