Contrações de Braxton Hicks ou contrações de treinamento: o que são?

0

As contrações de Braxton Hicks são parte do processo de gestação. Durante a gravidez, muitos fatores podem afetar a ansiedade das gestantes. O primeiro movimento do feto, primeiras dores, qualquer movimentação ou diferença notada no ventre, principalmente para as mães de primeira viagem, podem se tornar algo a se preocupar.

Por isso a importância de conhecer um pouco sobre algumas situações que podem ocorrer durante esse período gestacional, como por exemplo as contrações de Braxton Hicks ou também conhecidas como contrações de treinamento. Confira logo abaixo do que se trata e quais as características desses tipos de contrações.

O que são as Contrações de Braxton Hicks ou Contrações de Treinamento?

É normal durante a gestação a mãe sentir movimentos e sensações muito parecidas com as contrações de parto. Essas são conhecidas como contrações falsas de treinamento ou de Braxton Hicks (esse último leva o nome do médico que as descobriu).

O que são as Contrações de Braxton Hicks ou Contrações de Treinamento
Fonte/Reprodução: original

Apesar de às vezes pegar algumas mães de surpresa, essas contrações são normais e por muitas vezes nem são percebidas por serem menos dolorosas ou totalmente indolores e curtas em relação às verdadeiras contrações do parto.

Acredita-se que a aparição dessas contrações seja responsável por causar o amolecimento das estruturas ósseas e do colo uterino e do fortalecimento da musculatura uterina, isso para preparar o corpo da gestante para o parto.

Quando podem ocorrer as Contrações de Treinamento?

As contrações de treinamento podem acontecer durante todo o período gestacional, principalmente por volta da 6° semana, entretanto, muitas vezes só começa a ser identificada em torno do 2° ou 3° trimestre gestacional, por volta da 28° semana. É possível que nas primeiras vezes que elas ocorram, possam nem ser identificadas.

Quais os sintomas das Contrações de Braxton Hicks ou Contrações de Treinamento?

Como esse tipo de contração é um pouco diferente das contrações reais de parto e também menos doloridos, é possível fazer a sua identificação através de alguns sintomas que podem surgir. São eles:

  • Endurecimento da barriga e região;
  • Breve e leve falta de ar;
  • Sensação de aperto na região de barriga e costas;
  • Leves pontadas na vagina.
Related Posts
1 De 90

Elas também podem passar despercebidas por alguns sintomas já serem considerados normais durante a gestação, como por exemplo a falta de ar, normalmente devido ao tamanho da barriga e o endurecimento da barriga que pode ser confundida com movimentos do bebê.

Qual o tempo médio de duração das Contrações de Treinamento?

Geralmente essas contrações tendem a durar cerca de 30 segundos a 1 minuto. Em algumas situações podem chegar aos dois minutos de duração. Diferente das contrações de parto, as de treinamento não vão aumentar e são irregulares.

Como diferenciar as contrações de treinamento e as de expulsão?

Alguns sinais e sintomas podem ajudar a diferenciar esses dois tipos de contrações, principalmente para quem está na sua primeira gravidez.

  • Nas contrações de treinamento: Não ocorre mais de cinco vezes por dia; passa de forma voluntária; são irregulares; são curtas; sua intensidade permanece a mesma; pode afetar apenas parte ou lado da barriga.
  • Nas contrações de expulsão: São longas; existe ritmo e regularidade entre um episódio e outro; presença maior de dor; os sintomas não passam sozinhos; afeta toda a barriga.

Esses são alguns dos sintomas característicos de cada tipo de contração. É importante ressaltar que esses sintomas podem variar de gestante a gestante e podem não aparecer todos ao mesmo tempo.

Quando as Contrações de Braxton Hicks ou Contrações de Treinamento podem ser perigosas?

Como as contrações de Braxton Hicks possuem características que possibilitam a distinção entre as outras, quando surgem sintomas fora do que se é esperado, é necessário se ter uma maior atenção.

Caso os sintomas sejam acompanhados de secreções vaginais parecidas com água ou sangue, existem indícios de rompimento de bolsa ou problemas na placenta e deve ser procurado imediatamente o médico.

Deve-se estar atento às dores, pois elas não devem ser fortes e também ao ritmo, ao surgir de 10 em 10 minutos ou caso ocorram mais de seis episódios em uma hora, também se deve procurar ajuda médica, pois não são características de Braxton Hicks.

É importante que seja feito acompanhamento com um ginecologista, pois além dos exames feitos durante o pré-natal, esse também pode oferecer orientações e informações sobre a gestação e o parto.

Deixe um comentário