Conheça os tipos de útero e as anormalidades anatômicas de alguns casos! Confira aqui!
Você sabia que existem vários útero e isso poder atrapalhar um pouco na questão da fertilidade feminina?
A má formação do útero é um fator importante para quem deseja engravidar, pois, pode atrapalhar a gestação e também causar infertilidade. Muitos casos são genéticos (má formação desde o nascimento) e o diagnóstico pode ser feito por ultrassonografia pélvica transvaginal ou ressonância magnética.
Hoje preparamos um texto para você conhecer quais são os tipos de útero e quais anormalidades anatômicas bem como os tratamentos possíveis! Confira abaixo.
Quais são os tipos de útero e suas anormalidades anatômicas?
Existem vários tipos de útero e anormalidades anatômicas as quais podem impedir uma mulher de engravidar, causando abortos espontâneos, problemas com a fertilidade, dentre outros.
Um útero normal mede cerca de 7,5 cm por 5 cm e tem espessura em torno de 2,5 cm. Por dentro ele é vazio e tem três camadas de um tecido muscular sendo eles a serosa, o miométrio e o endométrio.
Essas camadas ajudam a proteger o feto e o formato do útero auxilia para que haja uma gestação e o feto possa se desenvolver, entretanto, quando este útero possui uma má formação, isto impossibilita o feto de se desenvolver. Conheça abaixo os tipos de útero e suas anormalidades anatômicas.
Tipo de útero: bicorno
Este tipo de útero possui uma fenda no meio que faz com que os dois lados do útero sejam separados, entretanto, sem dividi-lo completamente. Esta fenda pode variar deixando o útero completamente bicorno ou não.
Tipo de útero: Unicorno
Este tipo de útero possui apenas um lado pronto, ou seja, o seu tamanho é bem menor comparado ao tipo de útero normal e embora a mulher possua dois ovários, ela acaba por possuir apenas uma tuba uterina.
Tipo de útero: Didelfo ou útero dividido
Este tipo de útero é similar ao útero bicorno, a diferença é que ele é totalmente dividido de forma que a mulher possua dois úteros. Com esta anormalidade, é possível que a mulher também possua duas vaginas.
Tipo de útero: Septado
Este tipo de útero apresenta uma anormalidade que consiste em um septo que divide parte do útero ao meio, contudo pode chegar até o fim do útero (colo do útero) ou não. Esta anormalidade é similar ao útero bicorno, contudo, a diferença é que este tipo de anormalidade é mais interna.
O que pode estar relacionado às anormalidades anatômicas do útero?
Infelizmente não existe uma causa específica que gere a má formação, pois se trata de uma questão congênita, ou seja, a mulher já nasce com má formação e este processo começa na formação do embrião.
Contudo, existem maneiras possíveis de corrigir este problema com cirurgia de correção do útero, mas para isto é importante que a mulher procure um médico especializado para diagnosticar se há algum tipo de anormalidade e fazer o tratamento adequado.
Tipos de útero com anormalidades anatômicas podem prejudicar a fertilidade feminina?
As anormalidades anatômicas no útero podem causar abortos espontâneos, partos prematuros e muita dificuldade para engravidar. Isto influencia diretamente na fertilidade feminina, pois sem um bom útero não é possível que o feto se desenvolva.
Por isso, recomendamos sempre a avaliação de um médico e exames para saber se há algum tipo de anormalidade no útero e começar a fazer o tratamento. Em alguns casos, é possível desenvolver uma gravidez normal através da correção do útero (dependendo do tipo de anormalidade).
Se você gostou do artigo de hoje, não deixe de acompanhar os próximos.