Conheça os remédios indicados para cólica intestinal e quando pode ser sinal de gravidez

0

Remédios para cólica intestinal são essenciais para quem sofre dos sintomas. Essa condição é provocada por espasmos musculares na região do intestino, o que se reflete em dor e desconforto no final da barriga ou em seus lados.

Essa condição é muito comum entre as pessoas, ela pode ser gerada por causa de prisão de ventre ou muitos gases.

No início de uma gravidez, normalmente depois de uma fecundação, é habitual que a mulher sinta leves cólicas e a famosa sensação de ‘’barriga inchada’’. Porém, quando esse sintoma é considerado forte, torna-se um sinal de alerta.

Que tipo de remédio são indicados para cólica intestinal?

Os principais remédios para cólica intestinal são os conhecidos antiespasmódicos, pois são capazes de relaxar a musculatura do intestino. O mais conhecido para realizar esse efeito é o Buscopan, que contém hioscina.

Que tipo de remédio são indicados para cólica intestinal
Fonte/Reprodução: original

Em caso de gases, é preciso procurar por remédios específicos, que sejam eficientes para eliminar o excesso do organismo. Entre os mais conhecidos está o Dimeticona, capaz de aliviar cólicas intestinais e gases.

Chás que funcionam como remédio natural para cólica intestinal?

Alguns chás caseiros também atuam como remédio para cólica intestinal. Isso por conta das substâncias contidas em alguns deles, que funcionam como calmante natural, analgésico e antiespasmódico.

Chás que funcionam como remédio natural para cólica intestinal
Fonte/Reprodução: original

O preparo desses chás usa ingredientes comuns, muitas vezes encontrados na própria casa. A preparação também é bastante simples e seu uso raramente é contraindicado. Confira 3 dos chás que acalmam os sintomas da cólica intestinal.

Chá de Hortelã-pimenta

Por conta dos óleos de Hortelã-pimenta, este chá contém ação antiespasmódica e analgésica, o que combate as dores causadas pelos espasmos intestinais. A bebida também é capaz de diminuir os gases presos.

Os itens utilizados nesta receita são: 3 colheres de folhas trituradas de hortelã-pimenta e 150 mL de água.

Preparo: Em uma xícara, coloque as folhas cortadas de hortelã-pimenta e logo em seguida a água fervente. Deixe em infusão pelo tempo de 10 minutos. Após a espera, as folhas podem ser retiradas da água.

Chá de funcho

Related Posts
1 De 94

Este chá contém em seus ingredientes algumas substâncias analgésicas, digestivas e anti-inflamatórias. Por isso, é considerado uma grande ajuda para o alívio de cólicas intestinais e também diarreias.

Itens utilizados: 1 colher (sopa) de funcho em sementes e 1 xícara de 250mL de água.

Preparo: Coloque as sementes diretamente na xícara com água fervente e deixar em infusão por 10 a 15 minutos.

Chá de camomila

Muito famoso, o chá de camomila tem, entre seus benefícios, propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Por isso, também é indicado para casos de cólicas intestinais e problemas do trato gastrointestinal.

Itens utilizados: 2 colheres (chá) de camomila seca e 250 mL de água.

Preparo: Deixe a camomila em infusão na água fervente por até 10 minutos. Caso seja necessário, adoce com mel.

A cólica intestinal pode ser um sintoma de gravidez?

Depois do período de fecundação, é normal que a mulher sinta cólicas intestinais e outras sensações de desconforto, como inchaço e dores de barriga. Por isso, cólicas podem estar relacionadas aos primeiros sintomas de gravidez.

Depois da falha menstrual e a confirmação do período gestacional, muitas mulheres relatam que essas cólicas continuam. Porém, nesse período, é preciso redobrar a atenção em qualquer sinal de alerta. Sintomas considerados intensos devem ser relatados ao seu médico.

O que geralmente pode causar cólica intestinal?

Os causadores da cólica intestinal podem ser muitos. Geralmente, ela é causada por uma alimentação ruim, intolerância a alimentos ou até mesmo um tipo de alergia. Gases intestinais também estão entre as condições que causam o sintoma desconfortável.

Quando a cólica intestinal pode ser preocupante?

Mesmo sendo considerado comum, quando acontece uma cólica intestinal intensa e que não se cura com chás e remédios, o ideal é buscar um médico.

Porque, nesse caso, é considerado um alerta de condições graves, como doença de Crohn, intestino irritável, obstrução intestinal e apendicite.

Por isso, é importante que a procura por um médico seja imediata. Conforme o diagnóstico, o médico poderá orientar um tratamento efetivo e a indicação de uma nutricionista.

 

Deixe um comentário