Conheça mais sobre o Exame Cariótipo e tudo relacionado ao procedimento!

0

Exame Cariótipo é uma ajuda e tanto na hora de buscar soluções e explicar certas frustrações com as quais os casais passam no momento em que tentam ter filhos, como no caso da mulher não conseguir engravidar ou sofrer abortos constantes. Quando isso acontece, o exame cariótipo ー nosso assunto de hoje ー é algo que você precisa considerar.

Apesar de não ser um exame de rotina, o exame cariótipo fornece informações não só sobre a causa do problema de infertilidade que milhares de casais sofrem, mas também sobre como conquistar aquela gravidez saudável.

Saiba mais na leitura de hoje como esse tipo de análise médica é importante e esclarecedora.

O que é o Exame Cariótipo?

Antes, vejamos o que é cariótipo. O Cariótipo é o conjunto dos cromossomos de uma pessoa, ou conjunto diplóide (2N). Como bem se sabe, tais estruturas se formam a partir de genes que carregam o nosso material genético, o DNA, o qual é transmitido aos nossos descendentes.

Normalmente, uma célula humana contém 46 cromossomos — cada metade herdada da mãe (23) e do pai (outros 23). Em outras palavras, o cariótipo é estudado para se chegar à quantidade de cromossomos.

O que é o Exame Cariótipo
Fonte/Reprodução: original

É através do estudo do conjunto diplóide, que sabemos se houveram alterações cromossômicas, nas categorias mutagênicas, polissomias ou monossomias.

Muitos podem até confundir e relacionar com o DNA, e pensar que o exame serve para identificar mutações genéticas ou doenças. Felizmente, preparamos esta matéria para tirar dúvidas com este.

Portanto, veremos mais à frente que o exame cariótipo não estuda os genes em si, apenas os cromossomos.

Para que serve o exame de cariótipo?

O exame cariótipo serve para verificar diversas situações do paciente, inclusive nos casos em que um casal tem dificuldades para engravidar.

Mesmo que o exame não seja capaz de detectar se os genes sofreram alterações ou não, essa análise médica laboratorial permite identificar alterações nas estruturas em relação à quantidade de cromossomos e seu formato.

Para que serve o exame de cariótipo
Fonte/Reprodução: original

Segundo o ponto de vista médico, as alterações cromossômicas que o exame cariótipo detecta, representam apenas uma parcela das causas de infertilidade.

O exame cariótipo nos homens inférteis mostra que alterações cromossômicas são associadas à produção imperfeita dos espermatozoides. Outros motivos podem ser alterações nos testículos ou bolsa escrotal.

Enquanto que nas mulheres, também com problema de fertilidade, as amostras do exame cariótipo podem dizer que essas alterações tiveram ligação com a possível falência ovariana prematura (ou seja, menopausa precoce).

Outra hipótese que explica a infertilidade feminina é endometriose, diabetes ou baixa reserva ovariana (principalmente após os 35 anos).

Related Posts
1 De 94

O exame de cariótipo identifica doenças nos genes?

Não, como falamos antes, somente os cromossomos e suas alterações são observadas. Ou seja, por meio do exame de cariótipo a equipe do laboratório não consegue avaliar doenças específicas ligadas ao gene, como exemplo da hemofilia.

Mesmo que os genes estejam alocados nos cromossomos, é necessário que o especialista indique um teste específico quando há preocupação com a doença em questão. Também pode ser um fator de necessidade se houver casos de certa doença presente na família, o que pode desenvolver mutação genética.

Como é o exame de cariótipo?

Faz-se uma coleta de sangue, com a qual se separam algumas células para ficarem em cultivo até que evoluam dentro do ciclo celular, bem como conhecemos pelo termo metáfase. Esta etapa significa que o material genético fica melhor condensado e a equipe de especialistas tem facilidade para tratar os cromossomos, já que ficam mais visíveis.

A partir disso, os cromossomos são corados, ao ponto que algumas regiões aparentam mais claras ou mais escuras. Tem-se uma espécie de bordas formadas, o que permite realizar o estudo dessa estrutura. Chamamos este estudo no exame de cariótipo como bandeamento G.

O que fazer quando o exame cariótipo detecta alterações?

Após o exame cariótipo dizer que os cromossomos estão normais, o casal pode realizar outros exames para se chegar a um diagnóstico. No entanto, se detectar erros, o especialista se incumbe de aconselhar sobre genética, e como ela pode ajudar na fertilidade.

A fertilização in vitro (FIV), então, é a opção de maior aproveitamento e proximidade para concretizar o sonho da gravidez.

Quanto custa um exame de cariótipo?

É possível encontrar exame de cariótipo no valor de R$ 490, embora possa variar bastante conforme o orçamento.

O exame de cariótipo é feito em laboratório, onde se usa a amostra de sangue com bandeamento G, isso significa que é preciso um certo tempo a ponto de que o resultado seja liberado em 26 dias, a depender do local.

Como me preparar para o exame de cariótipo?

Antes de tudo, é necessário obter o pedido de seu médico para entrar com o exame cariótipo, só assim, as orientações são passadas.

Isso porque alguns procedimentos de análise que envolvam patologias e genética podem gerar resultados complexos, os quais demandam explicação e acompanhamento.

Portanto, recomendamos a presença de especialista confiável e com experiência para estudar o caso do casal.

Enfim, pudemos abordar aqui as principais informações que você precisa saber sobre o exame cariótipo . Vimos, por exemplo, que é uma ajuda clínica interessante para casais que não conseguem ter filhos, mulheres afetadas por abortos e suspeitas de alterações nos cromossomos.

Aliás, aprendemos que uma coisa é estudar os cromossomos por meio do exame cariótipo e outra é analisar os genes através de exames distintos.

Esperamos ter aliviado suas dúvidas e indagações sobre como poder ir atrás de soluções científicas para problemas de infertilidade, como o exame cariótipo. Continue a se informar de acordo com nossas postagens e de conversar com seu médico.

Deixe um comentário