Como saber se tenho ciclo menstrual regular? Ajuda para quem quer engravidar!

0

Estar com o ciclo menstrual regular é um forte indicador para quem deseja engravidar, pois a menstruação em dia significa que a mulher está apta para a gestação. 

Saber sobre o funcionamento de seu ciclo te ajuda identificar seu período fértil, saber o dia de sua ovulação, além de auxiliar seu ginecologista nas consultas de rotina com essas informações.  Mas como saber se o seu ciclo menstrual é regular? Confira as informações que separamos para você ficar atento ao seu ciclo. 

Como entender e buscar o ciclo menstrual regular?

Um ciclo menstrual regular possui 28 dias, considerado de 21 a 15 dias um ciclo na normalidade esperada. Durante esse período acontecem duas fases onde temos estrogênio e progesterona sendo liberados e produzidos no corpo da mulher.

Como entender e buscar o ciclo menstrual regular?
Menstruação regular e como entender.
Fonte/Reprodução: original.

Algumas alterações no corpo da mulher acontecem, entre elas o aumento da libido, e alterações de humor e apetite. 

Fases do ciclo menstrual regular

Fase folicular

No período folicular, os folículos ovarianos começam a preparar o corpo da mulher para uma possível gravidez. Esse período dura cerca de 12 até 16 dias, no início desta fase. 

Fase Lútea

Nessa etapa, começa a produção de progesterona e quando não há fecundação durante essa fase, a quantidade de progesterona cai drasticamente, tudo isso acontece dentro de 14 dias e quando uma gravidez não acontece as paredes do útero entram em processo de descamação, ocasionando a menstruação. 

Quando o ciclo pode ser considerado irregular?

Diferente do ciclo menstrual regular, consideramos um ciclo irregular quando ele possui menos dias ou mais dias que o natural. Dessa forma, a ovulação acontece ou cedo demais, ou tarde demais, e nunca no momento certo pois o seu corpo nunca está pronto. 

Quais possíveis causas do ciclo menstrual regular?

O ciclo menstrual irregular acontece devido a alguns fatores de saúde contribuir para esse distúrbio, entre eles a obesidade mórbida, problemas na tireoide, a menopausa precoce, excesso de stress e outros fatores. 

Quais os dias mais férteis do ciclo menstrual regular?

A ovulação é o ponto alto do ciclo menstrual regular, isso porque os dias mais próximos à ovulação são os seus dias férteis em que há maior probabilidade de engravidar.  Em um ciclo menstrual regular 28 dias, a ovulação acontece na metade do ciclo, aproximadamente no dia 14, sendo também considerado três dias antes e três dias depois. 

Como identificar se a ovulação está regular?

A melhor maneira de identificar se seu ciclo menstrual está regular é observando sua a sua menstruação, considerando que nesse ciclo acontecem uma série de alterações hormonais, variando os  níveis e passando por diversas fases. Dessa forma, se a sua menstruação ocorrer sem o auxílio de medicamentos podemos entender que sua ovulação está acontecendo normalmente.

Como identificar se a ovulação está regular?
Ovulação regular.
Fonte/Reprodução: original.

De qualquer forma, é importante ficar atento a qualquer alteração no seu corpo, mantendo suas visitas periódicas ao médico repassando a ele qualquer mudança em seu corpo e em seu ciclo menstrual. A realização de exames periódicos também é recomendada para um maior controle de sua saúde reprodutiva. Entender como o funcionamento de seu ciclo e saber se ele é ou não regular te ajuda compreender melhor sobre seu período fértil, o dia de sua ovulação aumentando as suas chances de engravidar. Por isso fique atenta as datas e em caso de dúvidas procure a orientação de seu médico.

Deixe uma resposta