Como saber se já estou grávida? 5 formas de descobrir gravidez!

0

Se você está em dúvida se pode estar grávida, existem algumas formas de descobrir a gravidez, desde pequenos sinais e sintomas que o corpo dá, até exames mais precisos para confirmar sem dúvidas se existe uma gravidez de fato.

Como saber se já estou grávida?

Uma das formas de descobrir gravidez é estar atenta ao seu ciclo menstrual, caso ocorra um atraso na sua menstruação, e você tenha sintomas como por exemplo náuseas e vômitos, sensibilidade nas mamas, cansaço em excesso, pode ser que já esteja grávida.

Como saber se já estou grávida
Fonte/Reprodução: original

Todavia, para ter certeza é importante que faça um teste de farmácia ou até mesmo um exame de sangue para ter um resultado mais preciso, e caso venha a confirmação de gravidez, você poderá saber de quantas semanas está sua gestação.

Consigo tocar a barriga e sentir se estou grávida?

Tocar a barriga não é uma boa forma de descobrir gravidez porque no início provavelmente não vai ter diferença e fica impossível de saber, mas com o passar das semanas, a barriga começa a aumentar abaixo do umbigo, que é a região do útero, ela vai se endurecendo e o umbigo se sobressai. Dessa forma você consegue notar um “inchaço” no local.

Mas não espere a confirmação de uma gravidez pela barriga, antes disso você deve notar alguns sintomas, e com isso você deve fazer um teste de farmácia ou o exame de sangue para ter um resultado.

Com quanto tempo consigo saber se estou grávida?

Um das formas de descobrir gravidez é o atraso menstrual, na maioria das vezes ele é o primeiro sinal de uma gravidez, então caso você queira fazer um teste de farmácia por exemplo, pode fazer no primeiro dia do atraso menstrual.

Com quanto tempo consigo saber se estou grávida
Fonte/Reprodução: original

Saiba que ele pode dar um falso negativo, o ideal é fazer depois de uma semana de atraso da menstruação. Além disso, para ter mais certeza do resultado mais preciso, faça um exame de sangue.

5 maneiras para saber se estou gravida

Para quem possui uma vida sexual ativa, provavelmente fica com dúvidas de vez em quando se está grávida ou não, mas, veremos agora algumas formas de descobrir gravidez, que podem ser os primeiros sinais, ou até mesmo formas mais precisas e seguras.

Mudança nas mamas

Algumas vezes a mudança das mamas podem ser o primeiro sinal de uma gestação, até antes mesmo da menstruação atrasar. Elas costumam ficar mais doloridas, sensíveis e inchadas, além do mamilo ficar mais escuro.

Atraso na menstruação

O atraso menstruação é uma das formas de descobrir gravidez mais comum, e muitas das vezes antes desse atraso pode vir um pequeno sangramento, que não é a menstruação, e sim a implantação do embrião no útero. Esse pequeno sangramento gera muita confusão.

Sintomas do corpo

Com o início da gestação o corpo sofre por muitas alterações, então se em conjunto com o atraso da menstruação a mulher tiver sintomas como prisão de ventre, alterações de humor, enjoos, e maior frequência para urinar, é possível que esteja grávida.

Testes de gravidez

Uma das formas de descobrir gravidez mais usadas é o teste de farmácia, prático de fazer, e você faz sozinha na sua casa. Existem os mais simples que são mais baratos, e aqueles digitais que mostram até com quantas semanas de gestação a mulher está, no caso esses são mais caros.

Exames

Os exames laboratoriais são melhores para dar um resultado com mais precisão, pois eles detectam no sangue ou na urina a presença do Beta-HCG que é um hormônio produzido na gravidez.

É possível estar grávida e não apresentar sintomas?

Embora seja algo raro, pode acontecer sim da mulher estar grávida e não apresentar sintomas, porém esses casos acontecem em situação onde a mulher possui menstruação irregular e não menstrua por uso de hormônios por exemplo, quando estão com sobrepeso e não conseguem reparar na diferença do útero crescendo e o bebê se mexendo, e também quando a mulher é muito atarefada e não consegue perceber as mudanças do corpo.

Caso você tenha dúvidas, e percebeu algum sintoma, a melhor coisa é fazer logo um teste de farmácia ou exame de sangue para ter certeza se está mesmo grávida ou não, e em caso de positivo, começar o acompanhamento médico.

Deixe uma resposta