Como saber se está grávida nos primeiros dias?

0

Quando acontece uma relação sexual desprotegida, muitas das vezes surge aquela dúvida se pode ter acontecido uma gravidez, e se ainda faltar muitos dias para a próxima menstruação, a pergunta “como saber se está grávida nos primeiros dias” é bem comum.

Quantos dias dá para saber se estou grávida?

Para saber se está grávida nos primeiros dias é um pouco difícil, e varia muito de mulher para mulher, ainda mais se for bem antes do atraso menstrual, que geralmente, é o primeiro sinal de uma gravidez.

Quais são os sintomas da gravidez?

Se você quer saber se está grávida nos primeiros dias, precisa estar atenta aos sintomas, e os mais comuns são: atraso menstrual, aumento das mamas, enjoos e vômitos, cólicas abdominais, muito sono e cansaço, acne, alterações de humor, alteração do paladar, entre outros, e notem que alguns deles são os mesmos sintomas de uma tpm, por isso muitas vezes fica mais difícil de saber se realmente está grávida, ou se é a menstruação se aproximando.

Quando começam os sintomas de gravidez?

Os primeiros sinais e sintomas variam muito para cada gestante, em alguns casos podem surgir antes do atraso menstrual, mas é normal aparecer entre a 5ª e 6ª semana de gravidez.

Quando começam os sintomas de gravidez
Fonte/Reprodução: original

A regularidade e intensidade dos sintomas também podem variar muito em cada mulher, pois tem aquelas que sofrem muito, com sintomas muito intensos, e outras quase não sentem nada, no máximo um leve mal estar.

O que é um teste de gravidez?

É pelo teste de gravidez que você terá a certeza se está grávida ou não, e existem dois tipos:

  • Teste de sangue que dosa a quantidade de B-HCG que é o hormônio produzido na gravidez;
  • Teste imunológico ou teste de urina;

O teste de sangue ou B-HCG é bem mais preciso, por não depender de outros fatores, e ele consegue detectar uma gravidez com 12 dias depois da ovulação.

Já o teste de urina é mais rápido e prático, podendo ser feito do conforto do seu lar. Eles são vendidos em farmácias e detectam o hormônio B-HCG na urina. Os mais simples são bem baratos, já os que mostram quantas semanas tem de gravidez são um pouco mais caros.

Quando devo fazer o teste de gravidez?

Você pode fazer o teste de gravidez comprado na farmácia no primeiro dia de atraso menstrual, porém tem grandes chances de vir negativo, ou seja, não detectar a gravidez mesmo que já exista, assim faça o teste de farmácia uma semana depois do atraso menstrual.

Se o resultado ainda der negativo, o ideal é fazer o teste de sangue ou B-HCG que é mais preciso, e além de indicar um negativo ou positivo, ainda pode dizer quantas semanas tem a gestação.

Quando devo ir ao médico saber se estou grávida?

Além do atraso menstrual, caso você tenha sintomas que indiquem uma gravidez, é a hora de você procurar seu médico ginecologista para que ele te avalie e peça o exame de sangue. E se o resultado for positivo, ele irá te acompanhar em toda a sua gestação, para ser uma gravidez saudável para você e seu bebê.

Quando devo ir ao médico saber se estou grávida
Fonte/Reprodução: original

Por mais que seja mais complicado saber se está grávida nos primeiros dias, os sinais e sintomas vistos aqui são uma boa forma de você ficar em alerta e procurar seu médico para ter uma confirmação e acabar com suas dúvidas.

Deixe uma resposta