Como saber que a bolsa estourou e quanto tempo o bebê aguenta?
O líquido amniótico ajuda a proteger o bebê de infecções e atritos com outros órgãos do corpo da mãe. Um dos sinais que o bebê pode chegar a qualquer momento é quando a bolsa que armazena este líquido estoura. Com certeza você já deve ter ouvido o termo “a bolsa estourou”, não é mesmo?
Mas, quanto o bebê aguenta após esse período? É perigoso? Há hipóteses dele nascer sem vida se demorar o parto? Por isso, este artigo esclarecerá, por completo, um pouco mais desta história.
Como saber se realmente a bolsa estourou?
Quando pensamos sobre estourar a bolsa, pensamos rapidamente naquela cena de novela onde a mulher solta água em abundância. Mas, segundo os médicos, isso acontece somente com 10% das grávidas. Você sabia disso? Quando isso acontece é o último sinal que o trabalho de parto começa até, no máximo 48 horas.
O estouro da bolsa é quando o líquido molha a região pélvica da mulher, em que explicaremos melhor no próximo tópico.
Quando estoura o líquido sai todo de uma vez da bolsa?
Não. O líquido amniótico sai gradualmente da bolsa, como se fosse um corrimento ou estivesse urinado na roupa. É importante ressaltar o odor do líquido amniótico, com cheiro similar ao de água sanitária. Ou seja, para algumas pessoas com olfato sensível pode ser um aroma insuportável.
Se a bolsa estourou, o importante é manter a calma e ligar para obstetra que realizou o pré-natal, em que conduzirá o melhor caminho para ter um parto seguro tanto para a bebê quanto o bebê.
Pode ocorrer da bolsa estourar e não haver dilatação?
Pode. O recomendado no trabalho de parto normal é que a mãe tenha 10 centímetros de dilatação, que pode durar em poucos minutos ou demorar horas. No entanto, é preciso ver os batimentos cardíacos, posição do feto no canal vaginal e como está o nível de oxigenação para que tudo ocorra bem.
Caso a dilatação demorar e a vida do bebê estiver em perigo de vida, recomenda a realização da cesárea.
É possível ter contração sem sentir dor?
A contração é um movimento de abertura e relaxamento do músculo pélvico que estimulará a saída do bebê pelo canal vaginal. Muitas vezes é o principal sinal de aviso para as mamães, que pode acontecer até 15 dias antes do parto. Elas podem começar em um intervalo curto, como se fosse uma pontada.
Só será sinal de alerta para encaminhar a maternidade quando as pontadas forem de três a cinco minutos. Mas é possível sem sentir dor?
É raro, mas acontece. As contrações podem vir sem dor, visto que possui uma relação diretamente proporcional com a dilatação. Contrair e dilatar são movimentos constantes e pode provocar a abertura em centímetros em poucas horas, fazendo com que a grávida não sinta o que está acontecendo. Mas, se houver dor, esta se assemelha a uma cólica renal.
A bolsa estourou: quanto tempo é saudável para o bebê após o rompimento
Como falamos anteriormente, após a bolsa romper é o sinal de que o bebê possa sobreviver até 48 horas com a redução do líquido amniótico. Entretanto, se o líquido sair acompanhado de sangue ou alguma coloração, é preciso urgentemente ir ao hospital para realização de uma cesárea ou se não estiver nas 36 semanas, chamar um obstetra para criar medidas de proteção para a saúde da mãe e do bebê.
Compartilhe esse texto para as futuras mamães que ainda tem dúvidas sobre este período de gestação.