Como o óleo de Prímula ajuda a engravidar?
Se você é uma tentante, já deve ter ouvido falar que o óleo de Prímula ajuda a engravidar, encontrado nas sementes desta planta, seu óleo é extraído e comercializado no mundo todo, trazendo muitos benefícios à saúde da mulher.
Entenda agora como esse óleo age no organismo da mulher e de que maneira o óleo de Prímula ajuda a engravidar.
O que é e como o óleo de prímula ajuda a engravidar?
O óleo de Prímula é extraído da planta Oenothera Biennis, e é famoso por ser rico em ácidos graxos importantes, que o organismo não consegue produzir naturalmente, por isso deve ser consumido por dieta.
Por ser fonte de Ômega 6, o óleo de Prímula possui o gama linoleico, ácidos linoleico, ácido oleico e ácido palmítico, e sua suplementação tem poderes anti-inflamatórios, mas também começou a ser utilizado como um dos tratamentos para diminuir a TPM, além de fazer parte do tratamento de artrite reumatoide, eczema atópico e outras doenças inflamatórias.
O óleo de Prímula ajuda a engravidar porque além de aumentar o muco cervical, ele também regula os hormônios e a menstruação, dessa forma, fica mais fácil da mulher saber quando estará em seu período fértil, e assim ter relações e chances muito altas de uma possível gravidez.
Regulador menstrual e hormonal
Como o óleo de Prímula possui o ácido linoleico que tem ação anti inflamatória, ajuda de forma poderosa no controle menstrual e hormonal, aliviando os sintomas, principalmente da tensão pré menstrual (TPM).
Demais benefícios no consumo do óleo de Prímula
Muitos dos benefícios que o óleo de Prímula tem para a nossa saúde ainda está em pesquisa, todavia sua eficácia está sendo estudada nas seguintes situações:
- Redução da acne;
- Diminuição dos sintomas da tensão pré menstrual;
- Auxiliando no tratamento de artrite reumatóide;
- Aumento do colesterol bom;
- Diminuição da queda capilar;
- Ação anti inflamatória e antioxidante;
- Diminuição dos sintomas da menopausa;
- Regulando o sistema imunológico;
- Ajuda no tratamento de eczema atópico;
- Diminuição da enxaqueca;
- Contribui para uma pele mais saudável;
- Diminuição da hipertensão arterial;
Agora que entendemos os benefícios, vamos ver modos de uso.
Como consumir o óleo de Prímula?
Em forma de óleo ele pode ser consumido de forma natural pelas mulheres, pode ser ingerido durante o dia junto com as refeições, podendo ser colocado no tempero das saladas ou em cima dos alimentos, porém não deve ser aquecido, para não perder suas propriedades.
Já em forma de cápsula ele só deve ser consumido se for prescrito por um nutricionista. Normalmente é recomendado ingerir até duas cápsulas de 500mg por dia, principalmente após refeições que tenham mais gordura, para uma melhor absorção. Sendo assim, a pessoa pode tomar uma cápsula após almoçar e outra logo após jantar.
Contraindicações ou efeitos colaterais do óleo de Prímula
Mesmo sendo um óleo natural, que não apresenta substâncias tóxicas, e tendo ácidos que normalmente fazem parte da dieta humana, em alguns casos podem acontecer alguns efeitos colaterais, como diarreia, náuseas, fortes dores de cabeça e dispepsia, e consumido em excesso pode gerar cólicas intestinais.
O óleo de Prímula é contraindicado para gestantes, pessoas com esquizofrenia que fazem o uso de neurolépticos como fenotiazina, pessoas que usam convulsivantes, e pessoas que usam antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes.
Caso você esteja tentando engravidar, o óleo de Prímula é um ótimo suplemento para você obter sucesso, mas é importante conversado primeiro com seu médico de confiança para que ele possa te prescrever, e você tirar suas dúvidas.