Como identificar alergia a fralda descartável?

0

Alergia a fralda descartável é uma condição bastante comum em bebês. Isso acontece pelo fato da pele ser um órgão extremamente sensível, principalmente em bebês. Esse problema, também conhecido como dermatite da fralda, pode causar bastante incômodo e se agrava com uma higiene inadequada. 

Em vista disso, aprenda a identificar a alergia à fralda descartável e também como tratá-la na maneira adequada.

O que causa alergia a fralda descartável?

A alergia a fralda descartável acontece por conta do contato do material com a pele do bebê. Assim como outros casos de dermatite, esse contato causa inflamação local, que aparecem como pequenas lesões onde a pele tem maior contato com fezes e urina presentes na fralda.

O que causa alergia a fralda descartável?
Causas da alergia. Fonte/Reprodução: original.

A fralda descartável é responsável por causar um abafamento por completo na região que é utilizada. Por conta do calor e da umidade causada por fezes e xixi, a pele do bebê desenvolve irritações, especialmente quando há contato entre o corpo e as áreas sujas. 

A principal orientação nesses casos é manter a pele do bebê com uma higiene impecável. A limpeza deve ser realizada sempre que possível com a utilização de produtos adequados. Além disso, é preciso procurar pela fralda que melhor se ajusta à criança e que também seja feita com os melhores materiais para a absorção adequada.

Sintomas da alergia a fralda descartável

Os sintomas da alergia à fralda descartável aparecem como pequenas lesões, também conhecidas popularmente como assaduras. Quando estão mais leves, elas são facilmente identificadas por uma pequena vermelhidão e também coceira. Quando não são tratadas de maneira adequada, podem se transformar em lesões incômodas, bolhas, descamação e outros sintomas.

Related Posts
1 De 127

Geralmente, esses sinais aparecem em locais do corpo bastante visíveis, como virilhas, baixa da barriga, nádegas e também nas áreas genitais do bebê. Esses locais são os mais afetados por ter contato com a fralda todos os dias.

Existe um tipo de fralda descartável com tendência mais alérgica?

A escolha da fralda é de extrema importância para manter qualquer bebê livre da alergia à fralda descartável. Isso porque, algumas não conseguem realizar a absorção dos resíduos da forma adequada. Quando a urina, por exemplo, não é absorvida da forma certa, é possível que seu contato com a pele cause assaduras e seus sintomas incômodos. Por isso, é importante prestar atenção aos materiais utilizados na fralda antes de comprá-las.

Existe um tipo de fralda descartável com tendência mais alérgica?
Tipos de fralda. Fonte/Reprodução: original.

Normalmente, as fraldas com cobertura do tipo seca são as maiores causadoras da alergia à fralda descartável. Isso acontece pelo fato da utilização de plástico em sua composição. Por isso, fraldas com materiais respiráveis e coberturas suaves são indicadas em caso de assaduras.

Porém, mesmo com produtos de qualidade, a alergia a fralda descartável pode aparecer. Quando isso acontece, o ideal é a utilização de  cremes e outros itens que são essenciais para tratar e prevenir as assaduras causadas pela alergia a fralda descartável.

Como tratar alergia a fraldas descartáveis?

Quando os sintomas da alergia à fralda descartável aparecem, é necessário tratá-los o quanto antes. Sendo assim, é preciso iniciar um processo de higiene ainda mais reforçado para que não piore o estágio das lesões.

Além disso, é importante também fazer a troca da marca da fralda. É importante procurar por uma que consiga absorver melhor o xixi e as fezes e não facilite o contato da umidade na pele. 

Se mesmo após diversos cuidados o problema persistir ou piorar, é importante que o bebê seja levado a um médico dermatologista. Assim, ele será responsável em realizar uma avaliação adequada, indicar os possíveis motivos e prescrever um tratamento que consiga conter a alergia a fralda descartável. 

Deixe um comentário