Como funciona o remédio de verme infantil?
O remédio de verme é um medicamento de conhecimento geral, mas as criançass podem tomar com que frequência?
É muito comum vermos as crianças brincarem ao ar livre e de repente ir comer ou colocar a mão na boca. Esse tipo de hábito bastante inofensivo para a criança pode acabar por contaminá-la com uma doença ou microorganismo presente na sujeira.
Caso isso aconteça a criança terá que tomar um remédio de verme. Mas ela pode fazer uso desse medicamento? Vamos ver no artigo abaixo.
Remédio de verme: quando a criança pode tomar?
O remédio de verme pode começar a ser tomado a partir de 1 ano de idade, e essa fase também é conhecida como uma fase mais propensa aos vermes. Crianças, no geral, costumam colocar coisas na boca e elas se preocupam em lavar as mãos, pois elas não tem essa noção.
Crianças também costumam se machucar, fazer pequenos ralados ou ferimentos ao caírem, andarem de bicicleta e coisas simples do tipo, situações onde também pode acontecer o contágio do verme com a ferida causando uma infecção.
O que pode causar o verme?
O corpo humano é um lugar propício para esse tipo de vida. Na verdade, em nosso corpo existem vários microorganismos que vivem harmonicamente conosco, auxiliam e em alguns casos são essenciais para alguns processos do corpo.
Mas além desses organismos, por assim dizer, saudáveis que habitam nosso corpo, pode acontecer de algum outro organismo maléfico entre na gente, e cause diversos males à nossa saúde.
Esses microorganismos geralmente habitam em sujeira, alimentos contaminados ou até mesmo no ambiente comum, e podem nos infectar por via oral ou por um ferimento exposto. A higienização e as práticas sanitárias mais básicas são a melhor forma de evitar esses contágios.
A criança tem que tomar remédio para verme todo ano?
Não é recomendado uma criança tomar remédio para verme anualmente, pois o vermífugo ainda é um remédio e só deve ser utilizado quando necessário. O uso anual só é recomendado caso a criança viva em uma área onde há infecções anuais, seja qual for o motivo.
Quais os tipos de vermes e seus sintomas?
Há um número enorme de vermes e outros organismos que podem causar problemas aos seres humanos. Abaixo há uma breve lista dos mais recorrentes e os sintomas que causam em nós.
Tênias
Tênias são popularmente conhecidas como solitárias. Esse tipo de organismo causa náusea, vontade de evacuar (mesmo que não saia nenhum tipo de fezes) e dores abdominais.
Lombriga
A lombriga é outro microrganismo bastante popular e recorrente. Os sintomas podem variar de febre, até mesmo obstrução anal. Caso não for tratado no começo, a lombriga pode ocasionar pancreatite e pneumonia.
Oxiúrus
Esse verme é caracterizado por ser branquinho, causa intensa coceira no ânus e em mulheres inchaço vaginal.
Esquistossomo
Esse organismo é mais encontrado em lugares onde o saneamento é muito precário. Ele pode causar inchaço abdominal, diarreia com sangue e calafrios.
Giardia
Giardia é outro verme comum em regiões onde o saneamento é abaixo do básico. Essa infecção acontece por ingestão de alimento e água contaminada. O verme também causa diarreia crônica e com forte odor.
A gestante pode tomar remédio para verme?
Sim, a gestante pode usar remédio para verme, desde que seja com acompanhamento médico para ter a certeza de que o problema se trata de uma infecção por verme.
Tomar remédio de verme e ter relação sexual: tem algum problema?
Os vermes não são transmissíveis por relação sexual vaginal. Porém, pode ocorrer contaminação por via anal ou oral.