Como funciona o Papanicolau e o que é resultado classe 2?

0

Todos já sabem que prevenir um problema é muito melhor do que remediá-lo, e na área da saúde essa máxima absolutamente verdadeira.

Vários estudos indicam que muito mais vale enfrentar uma determinada doença em seu início do que quando ela já se chegou ao seu ápice. O grande problema é que raramente notamos problemas em nosso corpo antes da doença já estar amadurecida, por isso mesmo é muito recomendável que se faça exames médicos preventivos, entre eles o exame papanicolau.

O papanicolau é um exame ginecológico que visa detectar e prevenir inúmeras doenças, sérias ou leves do útero da mulher. Se tem dúvidas quanto a natureza do exame, leia o artigo abaixo!

Exame Papanicolau: o que é e para que serve

O exame preventivo, o papanicolau, é recomendado às mulheres que começaram uma vida sexual mais ativa, embora mulheres virgens com mais de 21 anos também possam realizar o exame. 

Exame Papanicolau o que é e para que serve
Fonte/Reprodução: original

O médico ginecologista analisa a vagina e faz a raspagem de algumas células do útero, essas células são enviadas para um laboratório e analisadas.

O exame é rápido, não tem riscos e visa apenas detectar alterações nocivas na saúde genital da mulher como DSTs, câncer, inflamações, infecções, entre outras.

Quando fazer o Papanicolau?

O exame é recomendado para toda mulher que começou sua atividade sexual ou que mesmo virgem passou dos 21 anos. 

Papanicolau: Preparo e exame

Related Posts
1 De 94

O exame é bastante simples e realizado no consultório do médico ginecologista. Antes de fazer o exame a mulher deve se reservar de relações sexuais por 48 horas, também deve evitar duchas intravaginais e lavagens mais intrusivas por também 48 horas. A mulher também não deve estar  no período de menstruação quando for realizar o exame. 

No consultório do médico ginecologista, a mulher fica em posição ginecológica para ser iniciado o exame papanicolau. No exame o médico introduz seu dispositivo para visualizar o interior do útero, após analisar ele mesmo as condições uterinas da mulher, com uma espátula própria para o exame de papanicolau, o médico ginecologista raspa algumas células de dentro do útero e envia as amostras para análise. 

Todo o processo não envolve nenhum risco. Porém, no momento da raspagem a mulher pode sentir um leve desconforto ou incômodo.

O que significa o resultado classe 2 do exame?

O resultado classe 2 do exame de papanicolau é também conhecido como “alterações benignas no útero”. No caso, é quando o resultado do exame demonstra alterações patológicas nas células, porém elas não estão relacionadas a doenças sérias como câncer ou tumores. 

Geralmente as alterações estão relacionadas a infecções sexualmente transmissíveis e no geral doenças do tipo: gonorreia, candidíase, clamídia, tricomoníase, vaginose bacteriana, herpes genial e sífilis.

Essas doenças embora mais leves caso não tratadas podem causar sérios problemas para saúde da mulher. Desde infertilidade até infecções e inflamações muito mais graves.

Quais outros resultados prováveis do exame Papanicolau?

Os resultados do exame são classificados como:

  • Classe I: a saúde do útero está normal e os resultados não têm anormalidades.
  • Classe II: alterações benignas já descritas no artigo.
  • Classe III: alterações mais graves que podem significar HPV e necessitam de uma investigação médica mais acurada.
  • Classe IV: alterações que indicam possível começo de câncer.
  • Classe V: alterações que indicam câncer no colo do  útero.

Agora que você conhece sobre o assunto, faça os exames periodicamente, garanta sua saúde com carinho e atenção. 

Deixe um comentário