Como funciona o lactobacillus sp na saúde da mulher?

0

As mulheres ainda estão com dificuldades de cuidar da saúde da mulher, principalmente com este cotidiano agitado. Assim, elas ficam suscetíveis as infecções na região íntima a partir dos mais diversos fatores. Por isso, a importância do lactobacillus sp na saúde da mulher e consultar regularmente o ginecologista.

São as bactérias do bem que ajudam proteger a mulher de infecções como a vaginose bacteriana e vaginite inflamatória. 

Por isso, o artigo falará a importância destes seres vivos na saúde feminina e como ajudam a proteger de infecção. 

O que são os lactobacillus sp?

Muitas pessoas ao receber o resultado do preventivo ler o nome “lactobacillus sp” e pensa que está com algum problema. Mas, ele é um bom sinal, pois eles ajudam a criar uma barreira de proteção contra as doenças sexuais.

 

Como funciona o lactobacillus sp na saúde da mulher
Fonte/Reprodução: original

Mas, quando apresenta o desiquilíbrio, a diminuição, destas bactérias, pode acontecer o aumento da presença de outras bactérias. Assim, provocando a candidíase e a vaginose bacteriana.  Agora, explicaremos o que acontece sobre cada doença, que aparecem a partir da diminuição da barreira protetora de lactobacillus sp, a seguir. 

O que pode causar diminuição de lactobacillus sp na vagina?

Os lactobacilos compreendem 70 a 90% dos componentes da flora vaginal. Mas, quando esta quantidade diminui consideravelmente pode ocorrer a vaginose bacteriana. Neste período surgem várias bactérias anaeróbicas, que não precisam de oxigênio para sobreviver. Além disso, pode levar o crescimento de fungos. 

Related Posts
1 De 94

Se a região vaginal apresentar o corrimento branco, com mau odor, irritação e desconforto é o sinal desta infecção. 

Assim, surge a vaginose bacteriana, uma infeção não considerada sexualmente transmissível. Está associada à frequência da atividade sexual. As mulheres que nunca tiveram relações sexuais também podem contrair esta categoria de infeção. Além disso, pode causar aborto espontâneo, caso atinja as mulheres gestantes. 

Já a candidíase é uma doença causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que surgiram graças à diminuição dos lactobacillos sp. Elas podem causar coceira intensa, vermelhidão, corrimento esbranquiçado, dor ao urinar e desconforto.

Quais as melhores formas de aumentar os lactobacillus sp?

Para acabar com as infecções vaginais por bactérias e fungos precisa aumentar a produção de lactobacillos sp. E ações simples podem ajudar nisso, como parar de fumar, evitar duchas vaginais e se proteger durante uma relação sexual. 

Além disso, alguns casos podem se resolver por antibióticos, como metronidazol, clindamicina ou tinidazol.

Os probióticos são descritos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como aliado para a saúde e pesquisas mostram os benefícios no combate às infecções, que podem ser apresentadas a partir de ingestão de capsulas ou alimentos, que falaremos no próximo tópico. 

Quais alimentos possuem lactobacillus sp?

Uma boa alimentação pode ser uma excelente opção de probióticos naturais. Para aumentar a proliferação de lactobacillos sp, existem alimentos que podem ajudar a aumentar sua produção. Um dos exemplos é o consumo de leite fermentado (ex: Yakult), o Kefir (bebida à base de probióticos), queijos com probióticos (gorgonzola) ou missô, uma pasta fermentada de soja. 

Outra opção seria a kombucha, que parte da fermentação de chás com aglomerado de lactobacillos. Além de proteger a flora vaginal, outros benefícios à saúde do líquido é a redução do colesterol, melhoria da pressão arterial e do sistema digestório.

Deixe seu comentário para saber o que achou deste artigo e compartilhe para mais pessoas. 

Deixe um comentário