Como esquentar o relacionamento que esfriou devido às responsabilidades da gestação?
Como esquentar o relacionamento que esfriou por causa da gravidez? Essa é uma das perguntas que a maioria dos casais à espera de um bebé ou com seus filhos recém nascidos fazem, uma vez que com os afazeres e responsabilidades os casais tendem a se afastar.
Para evitar esse afastamento e até mesmo uma separação, o que deve ser feito? Por que isso acontece? Quando buscar ajuda? Continue a leitura para saber mais!
Quer esquentar o relacionamento que esfriou: primeiro passo é entender as possíveis causas
Entender o porquê do afastamento é uma etapa importante para esquentar o relacionamento que esfriou. Muitas vezes, a relação cai na rotina, as DRs são cada vez mais frequentes, assim como as brigas que com o desgaste da relação acontecem com mais frequência. Casais passam por crises e turbulências em suas relações, que por muitas vezes, são “empurradas com a barriga” até algo de grande impacto acontecer, o que gera a separação que por vezes é dolorosa para ambos.
Entre os motivos que mais culminam para o distanciamento dos casais, estão os problemas financeiros, falta de apoio do parceiro em seus projetos, problemas em relação à libido, intromissão da família, divergência de opiniões, ciúmes, entre outras causas. Manter uma conversa sincera com seu parceiro é fundamental para que ambos consigam se entender, mas essa troca deve ser feita com sabedoria ou caso contrário pode complicar ainda mais a situação.
Como esquentar o relacionamento que esfriou no período da gestação?
Para esquentar o relacionamento que esfriou, algumas dicas podem te ajudar a quebrar o afastamento, principalmente durante a gestação.
O primeiro ponto é entender que manter relações sexuais durante a gravidez é absolutamente saudável para a mulher e o bebê, além de manter o casal ainda mais conectado. O sexo só deve ser evitado caso seja uma recomendação médica, fora isso, usem a criatividade e invistam em novas posições.
Outra forma de fortalecer o vínculo entre os casais é o homem ser participativo em todo o processo de gravidez, desde as consultas médicas até a escolha dos nomes, compra do enxoval e escolha da decoração do quarto, de modo a se manter mais próximo de sua companheira.
O romantismo deve ser mantido e é uma ferramenta importante para esquentar o relacionamento que esfriou. Se atente a mudanças de companheiro (ou companheira), faça elogios, tenham o hábito de sair para jantar ou curtir um cinema. Além de fortalecer o relacionamento, esses momentos ajudam a relação não cair na mesmice.
O que fazer para evitar que o relacionamento esfrie após os filhos?
Para esquentar o relacionamento que esfriou, procure reconhecer os pontos positivos de seu companheiro, expresse a ele a sua gratidão. Esse reconhecimento faz a diferença para manter as relações estáveis e sem distanciamentos.
Os conflitos saudáveis também devem fazer parte da sua relação. Procure sempre resolver os conflitos juntos, isso além de fortalecer a relação fará com que vocês se sintam à vontade um com o outro para falar o que sentem sem medo.
Falar o que se pensa sem descarregar raiva e críticas nocivas também é uma forma de contribuir para o não afastamento do casal. É necessário que você exponha tudo o que sente para que resolvam e não briguem ainda mais.
Esquentar o relacionamento que esfriou pode parecer uma missão difícil e sem jeito, mas com o devido entendimento e compreensão os casais conseguem se ajustar, passando por mais esse momento. É importante ressaltar que caso o diálogo não resolva procurar ajuda para resolver é fundamental.