Como engravidar rápido?

0

Muitos casais tentantes desejam alcançar o objetivo através de métodos mais “in natura”, embora às vezes essa forma se torne mais cansativa após alguns poucos ciclos de fertilidade da mulher.

Com o passar do tempo, a falta de resultados concretos — ou até mesmo de tentativas não bem-sucedidas — pode provocar ansiedade no casal, e a ansiedade por si só pode ser um fator causador de infertilidade.

No entanto, existem diversas formas naturais de aumentar as suas chances de engravidar contanto que você compreenda bem como funcionam os ciclos reprodutivos, tanto seu quanto do seu parceiro.

Como aumentar as chances de engravidar?

Algumas das melhores formas de aumentar as chances de engravidar são prestando atenção ao ciclo reprodutivo, em ambos do casal, e se programando para ter relações nos períodos mais vantajosos e propícios à fecundação. Confira algumas dicas abaixo.

Dia da ovulação

O dia da ovulação é o dia em que a mulher está liberando seus óvulos e dá mais chances ao espermatozoide de encontrá-lo e, assim, permitir a fecundação. No entanto, a não ser por exames como a ultrassonografia de ovários, não é possível saber o dia exato da ovulação, mas é possível estimá-lo.

A ovulação, comumente, ocorre cerca de duas semanas antes do período menstrual, ou seja, se a mulher menstruar no dia 28 de determinado mês, ela provavelmente estava ovulando em torno do dia 14. Mulheres com o ciclo menstrual regulado (cerca de 28 a 30 dias entre uma menstruação e outra) apresentam mais chances de uma estimativa correta acerca do dia da ovulação.

Melhores dias

O período de vida do óvulo é muito curto (12 a 24 horas) em comparação com o espermatozoide que pode ter uma duração de até 72h no sistema reprodutor feminino.

É necessário, então, saber quais são os dias em que é mais viável manter uma relação sexual através da estimativa do dia da ovulação, com intervalos curtos entre uma relação e outra para evitar que tanto a contagem quanto a qualidade dos espermatozoides seja prejudicada.

Frequência ideal

Quando o homem passa um período de dois a três dias sem ejacular — seja através de relações sexuais ou masturbação — após a relação sexual, seu esperma estará novamente ideal para a reprodução.

Um período mais curto que esse pode afetar a quantidade e mobilidade do esperma, e um período maior pode afetar a qualidade dos espermatozoides.

O que dificulta o processo de engravidar?

Alguns fatores, especialmente em questão de hábitos e tanto para o homem quanto para a mulher, podem dificultar o processo de engravidar, embora alguns fatores não controláveis como a idade da mulher também entrem em cena.

O que dificulta o processo de engravidar
Fonte/Reprodução: original

Confira algumas circunstâncias que podem colaborar para dificultar o processo.

Idade da mulher

Conforme as mulheres envelhecem, suas chances de engravidar mais rapidamente decaem, já que a produção dos óvulos é limitada até o período em que a mulher entra na menopausa.

Mulheres acima dos 40 podem, sim, engravidar, entretanto suas chances são mais baixas e a probabilidade do bebê apresentar alguma má formação durante a gestação mais altas.

Lubrificantes vaginais

Casais tentantes, principalmente aqueles que buscam engravidar por métodos mais naturais, devem evitar lubrificantes por diminuírem a mobilidade dos espermatozoides.

Atividade física em excesso

A prática regular de exercícios físicos pode, sim, colaborar com a fertilidade do casal, mas é importante salientar que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose! Mulheres que praticam atividades físicas por mais de sete horas semanais podem apresentar uma maior dificuldade de engravidar.

No caso dos homens, os que ficam sentados em bicicletas por mais de cinco horas semanais podem apresentar um sêmen de baixa qualidade e acabar dificultando a fecundação.

Estresse

Quando o casal está tentando ter um filho, especialmente pela primeira vez, as frustrações podem aumentar a cada ciclo menstrual iniciado — dando indício de que a tentativa não foi bem-sucedida.

O estresse provocado pelas tentativas frustradas pode acabar tendo um efeito direto no sucesso da fecundação, gerando ansiedade e mais dificuldade na concepção.

Tabagismo

Fumar, tanto para homens quanto para mulheres, pode afetar diretamente a fertilidade do casal. O cigarro diminui a qualidade do esperma, enquanto na mulher pode provocar um envelhecimento precoce dos ovários.

Após um ano sem fumar, os espermatozoides e os ovários voltam a apresentar uma melhora significativa nos efeitos prejudiciais do tabaco.

Peso

Índice de Massa Corporal (IMC), tanto em homens quanto em mulheres, pode acabar reduzindo a probabilidade de ovulação e os espermatozoides não vão ter tanta qualidade.

Para se manter em um peso saudável, e proporcione maiores chances de fecundação, é ideal que o casal busque realizar atividades físicas regularmente, sem exageros.

Consumo de álcool

Apesar de o álcool ser um fator muito mais prejudicial à mulher num período de tentativas, homens que o consomem regularmente podem ter a qualidade do seu esperma reduzida.

Existem formas naturais de fazer uma mulher engravidar mais facilmente?

Sim, é possível que uma mulher engravide mais facilmente por maneiras naturais! No entanto, todas elas envolvem ter conhecimento do ciclo reprodutivo (tanto da mulher, quanto do homem). Confira algumas dicas abaixo.

Como engravidar quando se tem ciclo menstrual irregular?

Em ciclos menstruais irregulares a maior dificuldade que o casal pode encontrar é prever o dia da ovulação, embora não seja possível.

Como engravidar quando se tem ciclo menstrual irregular
Fonte/Reprodução: original

Para aumentar as suas chances de engravidar, mesmo com o ciclo menstrual irregular, busque manter relações sexuais em torno de três vezes por semana duas semanas após a menstruação que é quando, provavelmente, a mulher já estará ovulando.

Quando devo buscar ajuda médica para engravidar?

Embora comumente usados como sinônimos, esses três conceitos diferem na hora de facilitar a vida do casal tentante e podem nortear melhor se é necessário buscar ajuda médica para auxiliar na fecundação.

Casal fértil

Um homem e uma mulher são considerados férteis quando, por relações sexuais em um período de um ano, conseguem alcançar a gravidez. Para que o casal seja considerado fértil, em conjunto, deve ambos possuam essa capacidade.

Caso uma das partes não seja fértil, o casal é considerado infértil como um todo.

Casal infértil

Também conhecida como baixa fertilidade, se dá quando uma das partes (ou os dois) têm dificuldades para, mesmo no período de um ano com relações sexuais frequentes e sem o uso de métodos contraceptivos, o casal não consegue alcançar o seu objetivo final.

Muitas causas da infertilidade são reversíveis, um bom exemplo é o caso de mulheres que usam o anticoncepcional e ao deixarem-no necessitam esperar um pouco para o organismo readaptar e torná-la fértil novamente. No caso dos homens, é possível que a infertilidade esteja ligada com a mobilidade ou quantidade de espermatozoides, mas também é reversível com o tratamento adequado.

Estéril

No caso das pessoas estéreis, a infertilidade é irreversível (e permanente). Mulheres que, por alguma questão congênita, não possuem útero ou removeram seus ovários cirurgicamente são inférteis; assim como homens que realizaram vasectomia (embora, ainda existam em alguns casos a vasectomia reversível) ou tenham retirado seus testículos também são estéreis.

Geralmente, mulheres com dificuldade para engravidar não são estéreis, apenas inférteis.

Deixe uma resposta