Como decorar a porta do quarto do bebê?
A decoração da porta do quarto do bebê é um momento super especial para as mamães, em especial aquelas de primeira viagem. Normalmente, essa decoração é levada para a maternidade e depois utilizada no quarto do bebê em casa.
Hoje, existem diversos tipos diferentes de decoração da porta do quarto do bebê que você pode escolher de acordo com seu estilo ou até mesmo estilo do quarto. Conheça diversas formas de se inspirar a seguir!
Quando devo decorar a porta do quarto do bebê?
Não existe momento ideal para realizar decorar a porta do quarto do bebê, mas normalmente, as mamães deixam isso como a última etapa da decoração do quartinho.
Essa pode ser a mesma decoração de porta que é levada para a maternidade, mas algumas pessoas preferem optar por uma decoração para cada local.
Geralmente, decorar a porta do quartinho é a última etapa desta preparação, pois é quando toda decoração foi definida e está pronta. Para muitas mamães, decorar a porta é de fato um marco para a chegada do bebê.
O que posso usar para decorar a porta do quarto do bebê?
Hoje existem diversos tipos de decorações diferentes para as portas de quarto ou maternidade, que normalmente são trabalhos artesanais, feitos a mão por artesãos ou empresas especializadas nesse tipo de decoração.
Podem ser usados bastidores, nichos de mdf, resina, peças de tecido ou feltro e até mesmo tricot.
O que não usar?
Não existe nenhum tipo de material que não possa ser utilizado, porém, é preciso ter cuidado com materiais frágeis que podem quebrar e causar acidentes, como o vidro, por exemplo. Materiais pesados também precisam de um cuidado especial para serem fixados na porta e não caírem, por isso, opte por materiais mais leves.
10 ideias para decorar a porta do quarto do bebê
Para quem está em dúvida e não sabe o que escolher para decorar a porta do quarto do bebê, preparamos diversas ideias para você se inspirar e decorar a portinha para receber o seu bebê, confira a seguir:
Bastidor
Os bastidores de madeira estão com tudo nas decorações em geral, principalmente nas portas de bebês e crianças.
É um material com um bom preço e que pode ser trabalhado de formas diferentes, que pode funcionar apenas como uma moldura ou receber diversos tipos de trabalhos manuais. É leve, simples de ser feito e fácil de ser transportado.
Feltro
O feltro pode ser usado para elaborar decorações de portas diversas. Pode ser usado para fazer letras e formar o nome da criança em forma de varal, por exemplo. Ou ainda fazer animais e figuras, para completarem nichos e até mesmo bastidores.
MDF
Grande parte dos enfeites de porta são feitos com MDF, que é um material extremamente versátil. Ele pode ser usado para fazer formatos de animais, nuvens e ser trabalhado como uma base para esse enfeite, por exemplo.
Tricot
Trabalhos manuais como tricot e crochê também são muito utilizados na decoração em geral, e por serem trabalhos bem delicados, ajudam a compor com perfeição ambientes infantis. No caso dos enfeites de portas, eles podem ser usados para fazer amigurumis, por exemplo, que também são uma forte tendência do momento.
Flâmulas
As flâmulas nada mais são que bandeirinhas triangulares, onde podem ser escritas diversas mensagens diferentes.
É um enfeite bem minimalista, com um toque nórdico, ideal para quem deseja seguir esse estilo de decoração. Ele pode ser feito até mesmo como um trabalho de “do it yourself”, para as mamães que gostam de participar da criação de cada detalhe.
Bordados
Um verdadeiro coringa na decoração e enxoval de bebês também pode ser trabalhado para o enfeite de porta. Nesse caso, você pode usá-lo no bastidor ou até mesmo nas flâmulas, para deixar tudo super personalizado de uma forma bem sutil.
Nichos
Os tradicionais nichos de madeira também podem se transformar em enfeites de porta, pois você pode usá-los como base para criação de um enfeite único, ao misturar outros trabalhos como tricot, peças de MDF ou até mesmo feltro.
Animais, letras e figuras são super bem-vindos para compor esse tipo de enfeite.
Quadros
Se você busca uma decoração mais clássica e tradicional, os quadros com molduras douradas, por exemplo, podem ser uma opção interessante de enfeite. Nele, você consegue misturar diversos elementos ou ainda fazê-lo com montagem de fotos de momentos especiais da gravidez e exames de ultrassom.
EVA
Apesar de bem simples e barato, o emborrachado também é uma opção de material que pode ser utilizado para o seu enfeite de porta. A depender da forma com que é trabalhado, o resultado muitas vezes se assemelha com um feltro, o que possibilita criar imagens 3D com resultados incríveis.
Resina
Um pouco mais complexo que os anteriores, a resina também é um trabalho que pode ser realizado para o seu enfeite de porta. Também é um material versátil e você pode pedir para fazer seu enfeite da forma que desejar, o que o torna totalmente único.
O enfeite de porta do quarto do bebê é uma recordação que pode ficar para toda a vida, além de conseguir decorar o quartinho por muitos e muitos anos. Invista um tempo e pense com carinho no seu enfeite de porta.