Como calcular a gestação?

0

Uma dúvida frequente entre as futuras mamães é como calcular a gestação corretamente. Apesar desse cálculo ser feito pelos médicos, muitas mulheres querem fazer antes mesmo da primeira consulta, por exemplo.

Quer aprender como fazer para calcular a gestação? Nós te ensinaremos todos os detalhes a seguir. Confira!

Quando começar a calcular a gestação?

A gestação pode começar a ser calculada a partir da sua confirmação, assim, você consegue ter uma noção melhor de quantas semanas está grávida e programar as consultas e exames no período correto.

Quando começar a calcular a gestação?
Quando começar a calcular. Fonte/Reprodução: original.

Essa é uma informação importante, pois existem exames que devem ser realizados em semanas específicas, e para isso, é preciso saber como calcular a gestação.

Por que calcular a gestação?

Ao calcular o tempo de gestação, você consegue ter diversos dados, que posteriormente podem ser confirmados nos exames de ultrassom.

Ao saber a semana em que você se encontra, além dos exames que falamos anteriormente, você também consegue conhecer a data prevista do parto.

Além disso, você também consegue acompanhar melhor o desenvolvimento do bebê de acordo com as semanas, planejar o enxoval com calma, e é claro, monitorar os seus sintomas conforme a gravidez avança.

Calcular a gestação: o que fazer se eu não lembrar a última data da menstruação?

Para calcular a gestação, o principal dado é a data da última menstruação, pois a partir dela, é que você consegue calcular o tempo de gravidez, e consequentemente, a data do parto.

Mas, caso você não se lembre da data da sua última menstruação, o cálculo da gestação deverá ser feito através dos dados da ultrassonografia.

Se você planeja ter uma gravidez em breve e saber exatamente como calcular gestação, sem perder a data da última menstruação, os aplicativos de controle de ciclo podem te ajudar a controlar os ciclos e as datas.

Como calcular a gestação?

Se você deseja calcular a gestação, existem diversas calculadoras online que podem te ajudar a acertar exatamente a semana em que se encontra.

Você precisa saber qual a data do primeiro dia da última menstruação, além de saber a duração do seu ciclo. Por isso, os aplicativos de controle são ótimos, pois todos esses dados já aparecem em seus gráficos, o que ajuda muito a calcular a gestação.

Como calcular a gestação?
Como se calcula. Fonte/Reprodução: original.

Se você não souber a data da última menstruação, mas souber exatamente o dia da concepção, também é possível calcular a gestação. Nesse caso, apenas esse dado é suficiente para que o cálculo seja feito.

Entretanto, não é um dado tão simples de ser conseguido, e na maioria das vezes, você consegue saber quando segue algum outro método, como a tabelinha com coitos programados.

Se você passou por uma fertilização in vitro ou algum outro tipo de fertilização, também é possível saber exatamente o dia da concepção, o que facilita calcular a gestação.

Tabela do cálculo de gestação

Antigamente, a gravidez era contada por meses. Mas desde 2014, o Ministério da Saúde orienta que essa contagem seja feita a partir das semanas e isso tem causado muita confusão nas mamães e nas pessoas em geral.

Para descomplicar e te ajudar a calcular a gestação, confira a tabelinha abaixo:

Primeiro trimestre

O primeiro trimestre contempla a gestação das primeiras 4 semanas até as 13 semanas e meia de gravidez:

  • 1 mês: até 4 semanas e meia;
  • 2 meses: da 4ª semana e meia até a 9ª semana;
  • 3 meses: da 10ª semana até a 13ª semana e meia.

Mas você deve estar atenta para saber a semana correta.

Segundo trimestre

O segundo semestre vai da 13ª até a 27ª semana:

  • 4 meses: 13ª semana e meia até a 18ª semana;
  • 5 meses: 19ª semana até 22ª semana;
  • 6 meses: 23ª semana até a 27ª semana.

É normalmente o período mais tranquilo, pois está no meio da gravidez e é quando a mulher se sente mais disposta.

Terceiro trimestre

O terceiro trimestre é a verdadeira reta final, que vai da 28ª até a 42ª semana:

  • 7 meses: 28ª semana até a 31ª semana;
  • 8 meses: 32ª semana até a 36ª semana;
  • 9 meses: 37ª semana até a 42ª semana.

Nesse período, a mulher pode sentir o peso da barriga e perceber alguns sinais de que o parto se aproxima.

Não existe bicho de 7 cabeças para calcular a gestação. Sem dúvidas, esse cálculo te ajudará a acompanhar e curtir cada semana de uma forma especial.

Deixe uma resposta