Como aumentar os níveis de progesterona? Entenda os riscos para gravidez!

0

Saber como aumentar os níveis de progesterona é importante pois eles só devem ser alterados no organismo caso se apresente considerada baixa do hormônio no corpo da mulher.

O tratamento é realizado com o uso comprimidos para mulheres que estão com dificuldades para engravidar e em mulheres com risco de aborto, a progesterona é introduzida diretamente na vagina pelo médico responsável.

Neste post, separamos algumas informações relevantes sobre o hormônio e como aumentar os níveis de progesterona no corpo. Continue a leitura.

Como e porque aumentar os níveis de progesterona?

O ideal é que o hormônio esteja sempre equilibrado no corpo feminino evitando riscos como aborto para as mulheres grávidas, e as que estão tentando engravidar, como por exemplo a gravidez ectópica, onde o óvulo fecundado fica alojado nas trompas, não conseguindo chegar até o útero.

Como e porque aumentar os níveis de progesterona
Fonte/Reprodução: original

Para mulheres que estão grávidas, o tratamento é realizado através de uma injeção do hormônio feito diretamente em sua vagina pelo médico. Já em mulheres que estão tentando engravidar o tratamento é feito a partir de medicamentos ingeridos dez dias corridos e depois no décimo sétimo dia de menstruação, sendo importante o controle de dosagem pelo médico responsável.

Qual a função da progesterona?

O hormônio progesterona atua no equilíbrio do ciclo menstrual da mulher além de deixar o útero plenamente preparado para o recebimento do óvulo fecundado e impedindo que o feto nasça antes do previsto.

Além disso, o hormônio é responsável por outras funções no corpo da mulher, dentre elas manter o desempenho sexual da mulher e da libído feminina, estabilizar o humor e sono, estímulo das atividades das glândulas mamárias e preparo das mamas para o aleitamento materno dentre outros.

Como atua a progesterona no ciclo menstrual?

Este hormônio consegue manter seus níveis altos depois do período de ovulação, dando continuidade no caso de uma gravidez, fazendo com que o revestimento do útero continue e não permita um nascimento antes da hora.

No caso da mulher não estar grávida, a produção de progesterona é interrompida e a eliminação é feita na menstruação. Toda a parede de proteção do útero é destruída e eliminada

Sintomas da progesterona baixa e riscos?

A progesterona baixa pode ocasionar maior dificuldade para engravidar, partos prematuros e abortos espontâneos em mulheres grávidas, pois a progesterona é responsável por manter a gravidez.

Sintomas da progesterona baixa e riscos
Fonte/Reprodução: original

Entre os outros riscos e disfunções estão o período menstrual mais curto, redução da libído, aumento de peso e dificuldade de emagrecimento, além de menstruação desregulada e aumento das cólicas.

Related Posts
1 De 14

Quais sintomas da progesterona alta?

O ideal é que os níveis de progesterona no corpo estejam sempre equilibrados, o aumento descontrolado do hormônio no corpo da mulher não havendo fecundação pode estar relacionado a cistos, hiperfuncionamento ou até mesmo câncer.

Entre os sintomas estão, a fadiga, dor nas mamas, menstruação irregular, diminuição da libido e dificuldade para atingir o orgasmo durante a relação, além de ressecamento vaginal e retenção de líquidos, causando inchaços.

Qual relação da progesterona e a gravidez?

Durante a gravidez, a progesterona é a principal responsável por preparar o corpo da mulher para a gestação. Dentre as outras atribuições do hormônio durante a gravidez, ela também tem a função de estimular as glândulas mamárias para a amamentação do bebê.

No período da gravidez, a produção deste hormônio acontece no corpo lúteo, um elemento que aparece na liberação do óvulo e que mantém a placenta no estágio inicial.

Como é identificada as alterações da progesterona?

A identificação dos níveis de progesterona é feita através de exames laboratoriais, que podem indicar com precisão se os níveis estão altos, baixos ou equilibrados.

O exame é indicado para quem está com dificuldade para engravidar, menstruação desregulada e gravidez de risco.

Para a realização é importante indicar ao médico todos os medicamentos que estão sendo tomados, jejum de três horas, fazer a interrupção de medicamentos com progesterona, além de realizar o exame sete dias depois da ovulação, pois durante esse período os níveis estão elevados

Correções no nível da progesterona

As correções nos níveis de progesterona são diferentes em cada situação. Para mulheres grávidas e com risco de aborto, o hormônio é introduzido diretamente na vagina, enquanto nas mulheres com dificuldade de engravidar, o tratamento para correções é realinhado por medicamentos ingeridos em dez dias corridos e depois no décimo sétimo dia de menstruação.

A reposição hormonal é indicada para mulheres que já entraram na menopausa e desejam manter seus hormônios equilibrados.

Para todos esses casos é imprescindível o acompanhamento médico, pois ele irá determinar a duração do tratamento e todas as dosagens que devem ser ingeridas

Como aumentar o nível da progesterona?

Os níveis do hormônio também podem ser aumentados de maneira natural no corpo da mulher, dentre eles o chá de cúrcuma ou orégano, inserir alimentos que tenham a vitamina B6 em sua composição, como, por exemplo, banana, salmão e bife de fígado, consumir alimentos que contenham proteína elevada, assim como inserir alimentos orgânicos e frutas legumes e verduras de cor escura, o espinafre é uma boa referência.

Manter os níveis de progesterona em seu corpo ajuda a manter seus hormônios em equilíbrio, auxiliando na gestação e no melhor funcionamento de seu sistema reprodutor.

Deixe um comentário