Como a obesidade afeta a fertilidade?

0

A obesidade afeta a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, e infelizmente, este é um dos principais problemas que o Brasil enfrenta hoje. É essencial relembrar que estar acima do peso pode te prejudicar muito com o decorrer do tempo, seja por problemas para engravidar quanto doenças oriundas da obesidade.

A obesidade afeta a fertilidade?

Sim, a obesidade afeta a fertilidade e complica as chances de engravidar. Independente se é mulher ou homem, o fato de estar com o peso acima do recomendado, poderá ocasionar esta e outras complicações a médio e longo prazo.

A obesidade afeta a fertilidade
Fonte/Reprodução: original

Se você realmente quiser engravidar ou ser pai, é essencial procurar ajuda de um endocrinologista e nutricionistas, a fim de verificar o que pode ser feito, e claro, a melhor dieta de acordo com o seu peso.

Evite procurar ajuda por conta própria na internet, pois serão apresentadas dietas restritivas, e que não auxiliam em absolutamente nada no processo de perda de peso.

Como a obesidade afeta a fertilidade no homem?

A obesidade afeta a fertilidade masculina por fazer com que os hormônios sejam alterados significativamente. Isto atrapalha a libido e até mesmo para a produção dos espermatozoides de qualidade.

Além disso, a temperatura na região escrotal é mais quente devido ao excesso de peso, o que corrobora para existirem problemas até mesmo com o DNA dos gametas que seriam produzidos pelo corpo.

Tratamento

Agora que você sabe que a obesidade afeta a fertilidade, é necessário se cuidar e ingerir apenas alimentos extremamente saudáveis. Evite os processados que não oferecem nada de bom ao organismo e pioram a saúde.

Related Posts
1 De 19

Além disso, é essencial realizar atividades físicas, sejam elas caminhadas, natação, hidroginástica ou musculação. O que melhor lhe agradar pode ser feito, a fim de eliminar o peso excessivo e conseguir emagrecer com saúde.

Não se esqueça de que o uso de drogas pode fazer com que você tenha mais problemas que o normal para engravidar sua mulher. Se cuide, evite álcool e cigarros, juntamente de drogas ilícitas como cocaína ou heroína.

Como a obesidade pode afetar a fertilidade da mulher?

Um dos principais problemas que podem ter total ligação com a infertilidade feminina, seria a lipotoxicidade, que aumenta todos os níveis dos ácidos graxos pelo organismo. Eles são responsáveis por danificarem muitas células adiposas presentes no corpo.

Além dos aspectos mencionados, a obesidade afeta a fertilidade ao ocasionar falta da ovulação e produzir óvulos de baixa qualidade. Isto resulta em processos para engravidar mais complexos do que seria normalmente, e pode causar risco de aborto espontâneo.

Como a obesidade pode afetar a fertilidade da mulher
Fonte/Reprodução: original

Junto destes mesmos problemas, as trompas com o endométrio podem passar por diversas alterações, o que diminui cada vez mais as suas chances de conseguir engravidar. Independente de ser feito com auxílio de reprodução assistida, saiba haver dificuldades por igual.

A obesidade afeta a fertilidade feminina e é mais comum que as mulheres tenham riscos maiores de não engravidarem por conta do excesso de peso. Pode haver uma variedade de problemas correlacionados a este, porém, pesquisadores e médicos não chegaram a qualquer conclusão definitiva sobre o assunto.

Tratamento

Se você realmente quer engravidar, procurar por tratamentos contra a obesidade serão essenciais. Para isto acontecer, é necessário praticar exercícios físicos, ter uma dieta balanceada indicada pelo nutricionista e conversar com o endocrinologista.

É muito comum que existam mulheres com problemas de compulsão alimentar, e mesmo sem sentir fome, se alimentam pelo prazer de poderem comer. No entanto, esta é uma questão problemática, que não fornece boa saúde ao corpo e gera muitos problemas. O médico poderá sugerir medicamentos que controlem a sua fome e diminuam seu apetite durante os dias.

Deixe um comentário