Como a nutrição na gestação auxilia mamãe e bebê?

0

É na gravidez que o corpo feminino passa por constantes mudanças para se adaptar à vida que está sendo gerada, por esse motivo é muito importante manter em dia a nutrição na gestação para que os desgastes nutritivos que geralmente ocorrem possam ser minimizados e saúde de mamãe e bebê sejam preservadas.

Neste texto você vai saber mais sobre a importância da nutrição na gestação e quais cuidados necessários você precisa ter nesse momento tão especial.

Qual a importância da nutrição na gestação?

A nutrição na gestação é fundamental para que ocorra uma gestação tranquila e saudável, apesar de ser o corpo da gestante passando por mudanças e sendo impactado por isso, o bebê está diretamente ligado a ela, por esse motivo é preciso controlar com atenção os nutrientes que entram no corpo da mamãe para que eles possam abastecer bem ela e seu bebê.

Qual a importância da nutrição na gestação
Fonte/Reprodução: original

Com uma boa nutrição na gestação você se assegura para o pré e pós parto tanto seu, quanto do seu bebê, por exemplo, é através dos nutrientes em seu corpo que a lactação é gerada.

Como a má nutrição na gestação pode prejudicar o bebê?

Assim como o bebê acaba sugando a parte boa dos nutrientes ingeridos pela gestante, ele também acaba puxando os ruins também. É aqui que o cuidado precisa ser dobrado, já que uma má nutrição na gestação pode afetar o desenvolvimento do bebê em diversos fatores, como: cérebro e órgãos que com mau desenvolvimento podem gerar sequelas para a vida toda.

Além disso, a falta da nutrição na gestação aumenta as chances de parto prematuro, entre os danos também estão o baixo peso no nascimento, possíveis danos neurológicos, maior risco de infecções e diabetes e obesidade na vida adulta.

Quais cuidados necessários com a nutrição na gestação?

Related Posts
1 De 98

É comum que as gestantes tenham um certo ganho de peso durante a gravidez, mas ele pode ser controlado se você manter uma dieta equilibrada, veja só:

Ganho de peso

Foco e controle! Por mais que além de mudanças físicas, esteja passando por muitas alterações hormonais, você é capaz de controlar o que come para equilibrar o seu ganho de peso. Fazer alguns exercícios como uma caminhada ao ar livre, hidroginástica e ioga podem te ajudar a manter seu corpo em movimento, controlando o seu ganho de peso e pode até mesmo se transformar em um escape da sua rotina pessoal.

Cardápio

Para falar em cardápio nutritivo na gestação é importante lembrar que não é porque você precisa equilibrar seus nutrientes que sua dieta precisa ser sem graça, nada disso. Você só precisa se controlar para não exagerar e adaptar suas refeições com opções saudáveis que agradam o seu paladar: leite, banana, laranja, ovos e peixes são exemplos de alimentos que você pode consumir.

Por outro lado, fuja dos alimentos que possuem cafeína, carne mal passada, sucos industrializados, frituras e peixe cru (não é um adeus para a comida japonesa, mas evite durante sua gravidez).

Quando se preocupar com a nutrição na gestação?

Você não deve se preocupar com a nutrição na gestação a menos que não esteja seguindo o recomendado de forma correta, por mais que precise de uma atenção a isso, não é motivo para ficar tão preocupada. A única maneira de ser constatada uma falta nutritiva é durante o acompanhamento pré-natal que deve ser iniciado logo no primeiro trimestre da gestação.

Quando se preocupar com a nutrição na gestação
Fonte/Reprodução: original

Portanto, calminha mamãe. Mantenha sua saúde e exames em dia sempre lembrando da importância de preservar a sua vida e a do seu bebê também, fazendo isso, com toda certeza sua gestação será tranquila e seu bebê vai nascer muito saudável.

Deixe um comentário