Como a idade afeta a fertilidade?
Como é de conhecimento geral, a idade afeta a fertilidade feminina. A cada dia que passa, se torna mais comum as mulheres optarem por esperarem um pouco mais para engravidar, seja por condições financeiras, carreira ou outras situações que podem levar a essa decisão.
Com isso, o número de tentantes na faixa de 30 a 40 anos só aumenta, e se você é uma tentante, com certeza deve buscar conteúdos que possam contribuir para realizar esse sonho.
Por isso, preparamos esse post para te esclarecer como a idade afeta a infertilidade, assim como pontos importantes na alteração hormonal que uma mulher passa ao longo da sua vida.
A idade afeta a fertilidade?
Sim, a idade afeta a fertilidade de forma considerável, pois o pico de fertilidade em uma mulher ocorre entre seus 20 e 25 anos, onde há mais chances de engravidar de forma saudável e tranquila.
Já a partir dos 30 e, principalmente, após os 35 anos, ocorre um declínio no sistema reprodutivo, e a gravidez nesse período precisa de mais atenção.
Como fica a fertilidade após os 40?
Com o avanço da idade, naturalmente a mulher passa pela queda da fertilidade. É o que ocorre após os 40 anos, onde essa condição aumenta as chances de abortos espontâneos e a gravidez nesse período é considerada de risco.
A chance de gravidez no mês para mulheres com mais de 40 anos passa a ser de apenas 5%.
Condições médicas
Por conta da idade, uma mulher de 40 anos pode ter desenvolvido alguns problemas ginecológicos, endometriose e infecções pélvicas.
Além disso, embora o homem seja fértil a vida inteira, também pode ser desenvolvido algum problema na produção de esperma, e o volume de sua ejaculação também cai, e com a união desses fatores, o casal possui menos chances de conseguir engravidar.
A idade afeta a fertilidade não apenas da mulher, mas de seu parceiro também.
Quais as mudanças nos ovários com a idade?
A menopausa atinge mulheres entre 40 a 60 anos, e nesse tempo, os ovários passam por mudanças significativas, os oócitos diminuem no interior do ovário, já que cerca de 1.000 oócitos são destruídos a cada período menstrual e são fundamentais na vida intra-uterina.
Além disso, uma mulher possui cerca de 300.000 óvulos durante sua puberdade, com o passar dos anos, a quantidade diminui consideravelmente.
Ao chegar aos 40 anos, uma mulher produz aproximadamente 6 a 9 óvulos por ciclo, enquanto uma mulher na faixa dos 30 produz de 8 a 10 no período. A diferença pode não ser tão grande, mesmo assim, muda a qualidade dos óvulos por ciclo.
A principal mudança nos óvulos por conta da idade é que, com o tempo, eles passam a ser cada vez menos capazes de serem fertilizados pelos espermatozoides. Com os óvulos nesse estado, também aumenta o risco de alterações genéticas.
Envelhecimento dos óvulos e riscos de abortos espontâneos
Os óvulos remanescentes nos ovários, envelhecem junto com a mulher, o que diminui as chances de crescer e se desenvolver.
Por esse motivo, as mulheres de mais de 40 anos possuem mais chances de sofrer abortos espontâneos, em 33,8% para mulher de 40 a 44 anos, e 53,2% acima dos 45 anos.
Que a idade afeta a fertilidade como sabemos, mesmo assim, não é impossível engravidar após os 40. Existem tratamentos que tornam isso possível, como a fertilização in vitro, assim como também é possível congelar os óvulos. Para melhor esclarecimento, procure seu médico e faça o acompanhamento regularmente.