Com quantos dias de atraso menstrual pode ser considerada gravidez?
Muitas mulheres quando querem engravidar ou quando tiveram alguma relação sem preservativo ficam procurando os sinais que indicam ou não uma gravidez.
O mais conhecido e geralmente o primeiro sinal é a falta de menstruação, e assim todo atraso já levanta uma bandeira vermelha. Mas será que todo atraso indica uma gravidez? Leia o artigo abaixo para entender quando o atraso pode significar ou não uma gestação.
Quantos dias de atraso menstrual tem pouca chance de ser gravidez?
O ciclo menstrual da mulher pode variar de 21 a 35 dias, e dentro dessa variação comum entre as mulheres também há períodos menstruais são irregulares, e hora acontecem, por exemplo, com 20 e poucos dias e em outro momento com 30 e poucos.
Todas essas variáveis devem ser consideradas na hora de levar em conta se é ou não um sinal de gravidez. Mas mulheres cujo período menstrual é bastante correto e regular podem já ter um sinal de alerta a partir do 5o dia de atraso.
Quantos dias de atraso menstrual tem maior chance de ser gravidez?
O sinal de gravidez passa a ser ainda maior quando a menstruação já está indo para mais de uma semana de atraso. Embora, novamente, para mulheres cujo ciclo é irregular, essa demora pode significar nada.
Quais são os sintomas mais comuns que o atraso é gravidez?
Embora o atraso da menstruação seja o primeiro sintoma da gravidez não é o único e provavelmente nem o mais confiável, já que pode variar. Uma série de outros sinais o corpo da mulher expõe sua gestação,
Os sinais mais clássicos do começo da gestação são: enjoos e náuseas, vontade constante de urinar e sensibilidade nas mamas.
O que pode provocar atraso menstrual sem gravidez?
Além do ciclo desregulado da menstruação e a própria gravidez, há fatores que podem atrasar a menstruação e confundir as mulheres nessa questão. Vamos entender mais sobre esses outros fatores.
Ansiedade ou estresse
Altos níveis de estresse e ansiedade podem causar alterações hormonais que causam atraso na menstruação. Esse atraso geralmente acaba assim que o período de estresse passa.
Obesidade ou peso muito baixo
Mulheres obesas tendem a produzir mais estrogênio, e essa alteração hormonal pode interferir no ciclo menstrual da mulher. Assim como o peso baixo, por falta de tecidos e nutrientes pode não produzir a quantidade hormonal necessária para que o ciclo seja regular.
Algo parecido também acontece quando há mudanças bruscas de peso que também atrapalham o ciclo menstrual.
Uso de anticoncepcional
Anticoncepcionais podem alterar o ciclo menstrual da mulher, e às vezes quando ela para de tomar porque procura ter um filho o organismo pode demorar para voltar ao ciclo normal.
Excesso de atividades físicas
Atletas de alta performance podem ter o ciclo menstrual alterado devido suas atividades intensas. Essa é uma causa incomum e muito mais rara, acontece apenas às atletas profissionais que se dedicam a isso, mas ainda assim é uma causa de atraso.
Síndrome do ovário policístico
A síndrome do ovário policístico pode não só alterar o ciclo, mas até mesmo anular alguns. Quem sofre com a síndrome produz o hormônio androgênio e isso interfere diretamente no ciclo menstrual.
Menopausa e Pré-Menopausa
A menopausa se caracteriza justamente pelo cessar da menstruação. Algumas mulheres antes de chegar a menopausa de fato podem ter alterações no ciclo em uma fase que é chamada de perimenopausa.
Fisgadas na barriga pode ser um sintoma comum para inúmeras pessoas. Nem sempre é um sinal para preocupação, mas pensando em várias situações em que ela pode acontecer resolvemos compilar e falar sobre elas.